Notícias
05/11/2021 - 09h09
Por falta de contêiner, empresa embarca gergelim em sacas em Paranaguá
Fonte: Valor Econômico
A falta de contêineres em todo o mundo tem feito com que os exportadores e importadores busquem diferentes soluções para embarque de produtos. Um exemplo pode ser visto desde ontem no porto de Paranaguá, no Paraná, com um embarque inédito de gergelim em sacas.
O navio Lady Lilly atracou ontem, por volta do meio-dia, no berço 202 do porto para receber 4 mil toneladas de gergelim em cada um de seus cinco porões. A embarcação, que terá como destino a Guatemala, levará, ao todo, 20 mil toneladas da semente.
A previsão é que a operação seja concluída na próxima semana. O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, explica, em nota, que já havia exportações de gergelim por Paranaguá, mas sempre em contêineres. Essa é a primeira vez que o terminal registra um embarque da semente direto no porão do navio, uma modalidade conhecida como carga geral. “Com a escassez no mercado dos contêineres, os navios de carga geral voltam a procurar Paranaguá como opção”, diz.
Os responsáveis pela carga – tanto da importação quanto da exportação – foram a Paranaguá para acompanhar de perto a operação. Suhel Turjman, da empresa guatemalteca Semillas Universalles, afirma que a empresa pensa em instalar uma estrutura de processamento de gergelim no Paraná e escoar produtos prontos por Paranaguá. Essa carga, porém, será processada na Guatemala e depois destinada a padarias de mercados como Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e América do Sul.
Segundo José Francisco Cordova, diretor da Sezam Zaad, do mesmo grupo guatemalteco (Unisource), faz três anos que a empresa atua no ramo de gergelim no Brasil. “Nesse período, enviamos a carga somente em contêineres pelos portos de Santos e Paranaguá. Gergelim é um produto 90% de exportação, utilizado para fazer óleo e outros alimentos que queremos que sejam feitos aqui para exportarmos diretamente o produto final”, afirmou.
A operação do navio Lady Lilly é da empresa Marcon Logística Portuária.






Área Restrita