Notícias

03/11/2015 - 00h39

Porto de Ilhéus volta a exportar cacau em larga escala após 20 anos

Fonte: G1 / BA
 
Seis mil toneladas saíram de porto no sul da Bahia nesta semana. Produtores ainda encaram retorno do comércio exterior como pontual.

 
Após 20 anos, o Porto de Ilhéus, sul do estado, voltou a exportar amêndoas de cacau em larga escala. A região viveu altos índices de produção e exportação no século passado. Nesta semana, os produtores de cacau ilheenses exportaram seis mil toneladas para a Europa.
 
O retorno da exportação aconteceu após a safra encerrada em maio, que entrou no estoque em junho. Os produtores ainda encaram o movimento de retorno como pontual. Eles esperam que a volta da venda do cacau para o exterior seja contínua e que traga retornos financeiros, principalmente com a alta do dólar.
 
Por enquanto, os produtores ainda não são pagos, com base na nova relação do dólar com o real. A arroba do cacau gira em torno de R$ 150. Os produtores também investem na melhoria da amêndoa, o que tem atraído produtores de chocolate da Europa.
 
No ano passado, o Brasil produziu 280 mil toneladas de cacau, sendo que todas as indústrias juntas consomem 250 mil toneladas. Ou seja, o mercado operou com cerca de 30 mil toneladas de superávit e apenas parte desse superávit é que está sendo exportado.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas