Notícias

20/10/2017 - 03h21

Porto de Itaguaí vai receber contêineres de Mediterrâneo e Norte da Europa

Fonte: Extra 
 
 
A retomada da economia brasileira já se reflete em terminais portuários do Rio. Este mês, o Sepetiba Tecon, terminal de contêineres da CSN em Itaguaí, inaugura uma nova rota que atenderá mercados do Mediterrâneo e Norte da Europa. Hoje, considerando destinos no exterior, o terminal atende apenas Ásia e Golfo do México. A expectativa é que o novo serviço aumente a movimentação do terminal em 45 mil contêineres por ano, ou 32% superior ao registrado em 2016.
 
A nova rota será usada por navios da dinamarquesa Maersk, a alemã Hamburg Sud e a francesa CMA-CGM, com duas escalas semanais, uma de importação e uma de exportação. Segundo Jorge Mello, diretor do Sepetiba Tecon, ela vai potencializar negócios de três regiões: Sul Fluminense, Região Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Paraíba, que são conectadas ao porto de Itaguaí por ramais ferroviários.
 
Atualmente, comerciantes e industriais de Rio, Minas Gerais e São Paulo que precisam alcançar o Norte da Europa e o Mediterrâneo usam o porto do Rio ou de Santos. No estado do Rio, existem apenas três terminais de contêineres (dois no porto do Rio e um em Itaguaí). Em Santos, há quatro terminais que movimentam contêineres capazes de receber navios grandes, que fazem percursos de longo curso.
 
"A vantagem de Itaguaí é que você não precisa atravessar a mancha urbana, como no porto do Rio. E pode usar ramais ferroviários da MRS para transportar a carga até o porto. Um serviço mais seguro, barato e previsível que o transporte por caminhões", diz Mello, que vê oportunidades na nova rota para negócios nos setores automotivo, cafeeiro, químico, entre outros.
 
Primeiro navio
 
O primeiro navio vindo da Europa será o Magdalena, com previsão de chegada em Itaguaí em 26 de outubro. Ele sairá de Algeciras, na Espanha, e fará uma escala em Salvador, antes de chegar ao Sepetiba Tecon. Segue, então, por outros portos brasileiros, como Santos e Itapoá (entre os estados de Paraná e Santa Catarina) e vai até Buenos Aires. Depois, volta pelo litoral brasileiro e ruma para Tânger, no Marrocos. De lá, a carga é distribuída pelo Norte da Europa ou segue mercados no Mediterrâneo.
 
Mello afirma que a nova rota se insere num contexto de retomada da economia. No trimestre encerrado em setembro, foram movimentados 50.837 contêineres, 48% mais que em igual período de 2016. Ele estima que, em 2018, o terminal volte à movimentação de cerca de 250 mil contêineres, marca alcançada em 2013. Desde aquele ano, o movimento só cai. No acumulado até setembro de 2017, foram 119.627 unidades.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas