04/12/2020 - 08h51

Porto de Santos encomenda estudos para túnel até o Guarujá

Fonte: Folha de S. Paulo

Governo de SP levou atualização de projeto de ponte para Ministério da Infraestrutura em novembro

A SPA (Autoridade Portuária de Santos) vai publicar até o final de janeiro um chamamento público para receber estudos de viabilidade que embasem a construção de um túnel submerso ligando Santos ao Guarujá. A obra vem rivalizando com projeto do governo do estado de construção de uma ponte entre as duas cidades.

Um grupo de empresas que se articularam no movimento chamado Vou de Túnel já se prepara para apresentar seus estudos. Casemiro Tércio Carvalho, participante e ex-presidente da SPA, diz que o modelo a ser defendido é o de uma concessão patrocinada, em que os responsáveis pelos investimentos receberiam uma contraprestação para viabilizar o projeto.

No último dia 19, o governo paulista entregou ao Ministério da Infraestrutura nova versão do projeto da ponte, que depende de autorização federal porque a obra afetaria o porto, controlado pela União. Para a Secretaria de Logística e Transporte, a ponte e o túnel atenderiam a públicos diferentes e podem conviver.