Notícias

30/12/2022 - 06h43

Porto de Santos recebe 23 mil turistas para cruzeiros marítimos de Réveillon

Fonte: A Tribuna On-line
 
Cinco navios passarão pelo complexo com roteiros especiais e programação temática
 
Cerca de 23 mil turistas passarão pelo Porto de Santos até o próximo sábado (31). Eles embarcarão em cinco navios de cruzeiro que terão roteiros especiais de Réveillon. Segundo o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais, o movimento já se intensificou na última segunda-feira (26).
 
MSC Fantasia, Costa Firenze, MSC Preziosa, MSC Seashore e Costa Favolosa estão entre os navios que passarão pelo cais santista nesta semana. Com exceção do último, que deixará o Porto às 17 horas, todos têm partida prevista para as 18 horas.
 
Os destinos são variados. Os turistas que passarão o Réveillon a bordo do Preziosa, Seashore e do Costa Firenze assistirão à queima de fogos da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
 
Já o MSC Fantasia estará navegando com destino a Montevidéu, no Uruguai. Também fará escalas em Punta del Este, no mesmo país, e Buenos Aires, na Argentina. Por sua vez, o Costa Favolosa estará a caminho de Itajaí (SC).
 
Como haverá embarques até o sábado, há a possibilidade de que turistas que cheguem ao Porto neste dia passem a virada na Cidade. Porém, não há uma estimativa de quantos ficarão para ver a queima de fogos na praia santista.
 
A Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos (Seectur) mantém um Posto de Informações Turísticas (PIT) com recepcionista bilíngue no Concais. E, nos dias de embarcações com passageiros em trânsito, haverá ainda uma unidade volante no portão de saída, também com recepcionista, para passar informações sobre pontos turísticos, orientações sobre a Cidade e entregar folhetos para os cruzeiristas.
 
A Seectur ainda elaborou uma nova comunicação visual visando os tripulantes em trânsito, cuja entrada e saída é realizada pelo armazém de bagagem. Haverá mensagens de boas-vindas em três idiomas (inglês, português e espanhol) e um QR code para que acessem o portal Turismo Santos, onde há informações sobre todas as atrações, notícias, dados úteis da Cidade, entre outras. O objetivo é atrair todos que optarem por passar o dia de folga no Município.
 
Para os viajantes
 
Nesta temporada, os turistas poderão optar por apresentar o comprovante de vacinação completa contra a covid-19 ou o resultado de teste para a detecção da doença. Ele deve ter sido realizado um dia antes do cruzeiro. Para viagens de mais de seis noites, é obrigatório comprovar que o passageiro não tem a doença.
 
Para o embarque, o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais, recomenda que os passageiros cheguem ao terminal após as 11h30, pois o horário da manhã é destinado apenas para os procedimentos de desembarque. Isto ajuda a evitar filas nos salões de embarque e nos acessos à instalação.
 
Todos os passageiros devem apresentar documento original, em bom estado e com a foto de acordo com a aparência atual da pessoa. É proibido utilizar cópias, ainda que sejam autenticadas.
 
Temporada
 
Até abril, mais de 440 mil passageiros vão embarcar no Porto de Santos. A temporada 2022/2023 será a mais longa dos últimos dez anos e terá 142 escalas. O Costa Firenze será o último a deixar o País, em 16 de abril do ano que vem. Até lá, a expectativa é de que R$ 338 milhões sejam gerados para Santos e região, com a oferta de 33 mil empregos no segmento.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas