12/12/2022 - 06h09

Porto de Santos terá movimento intenso de cruzeiros em dezembro e janeiro

Fonte: A Tribuna On-line

Até o fim do mês que vem, serão 14 dias com chegadas e partidas de navios

Quem admira os navios de cruzeiros e gosta de acompanhar os transatlânticos no Porto de Santos não tem do que reclamar nos próximos dois meses. Em uma temporada que promete ser a maior dos últimos 10 anos, com estimativa de 440 mil embarques em 142 escalas, a Ponta da Praia deve registrar movimento intenso a partir desta segunda-feira (12) devido à maratona de chegadas e partidas de embarcações. (veja quadro).

No total, 16 navios passarão pelo Porto de Santos na temporada 2022/2023, sendo seis de escalas regulares e dez de trânsito. Das seis embarcações regulares, quatro são da MSC, o Seashore, o Preziosa, o Armonia e o Fantasia. E dois da Costa, Firenze e o Favolosa.

O MSC Seashore e o Costa Firenze são inéditos por aqui. Além dos destinos nacionais como Salvador (BA), Rio de Janeiro, Ilha Grande (RJ) e Ilhabela (SP), essa temporada conta com o retorno de destinos internacionais, como Argentina e Uruguai.

Dezembro e janeiro costumam ser meses de grande movimentação no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais. Nesta segunda-feira, o Costa Favolosa e o MSC Fantasia chegam às 9 horas e partem às 18 horas. Já o Ocean Explorer fica em Santos das 7 às 15 horas.

Na quinta-feira (15), o Fantasia retorna no mesmo horário, enquanto o Celebrity Infinity chega por volta das 7 horas e segue viagem às 20 horas e o Norwegian Star estará no cais santista entre 7 e 14 horas.

No dia 16, é a vez do Costa Favolosa retornar, às 9 horas. Antes disso, às 6 horas está prevista a chegada do Costa Firenze, enquanto o Seven Seas Mariner chegará às 8 horas. As partidas dos dois primeiros serão às 18 horas e o último deixa o cais santista às 20 horas.

O Concais volta a ter movimento de navios e passageiros no dia 20. Neste dia, Costa Firenze e MSC Preziosa embarcam para cruzeiros de Natal. As chegadas estão previstas para 6 horas e 9 horas, respectivamente. Ambos deixarão o cais santista às 18 horas.

Já no dia 26, o Firenze repete os mesmos horários, enquanto o MSC Fantasia retorna o cais santista às 9 horas e segue viagem às 18 horas. Neste caso, as duas embarcações embarcam passageiros que vão passar o Réveillon em alto-mar. O Porsuit também estará no Porto de Santos entre 8 e 20 horas.

Cuidados

Nesta temporada, os viajantes poderão optar por apresentar o comprovante de vacinação completa contra a covid-19 ou o resultado de teste para a detecção da doença. Ele deve ter sido realizado um dia antes do cruzeiro. Para viagens de mais de seis noites, é obrigatório comprovar que o passageiro não tem a doença.

Para o embarque, o Concais recomenda que os passageiros cheguem ao terminal após as 11h30, pois o horário da manhã é destinado apenas para os procedimentos de desembarque. Isto ajuda a evitar filas nos salões de embarque e nos acessos à instalação.

Todos os passageiros devem apresentar documento original, em bom estado e com a foto de acordo com a aparência atual da pessoa. É proibido utilizar cópias, ainda que sejam autenticadas.