Notícias
03/11/2015 - 00h19
Porto do Açu mantém planos de ampliação e trabalha com projetos para 2016
Fonte: Guia Marítimo
Em operação desde outubro de 2014, o terminal já recebeu mais de 30 navios de minério de ferro para a Anglo American


Localizado em São João da Barra (RJ), o Porto do Açu recebeu investimentos de 2007 até hoje que somam R$ 10,9 bilhões. Com 130 km² de área total industrial, o complexo conta com 40 km² de reserva ambiental de restinga – a maior do Brasil. Além disso ele conta com 90 km² de área, divididas em dois terminais: o Terminal 1 (T1 – terminal offshore) e o Terminal 2 (T2 – terminal onshore).
Segundo explica Johnson Tatton, gerente de Implantação da Prumo, o Terminal 1, dedicado a movimentação de minério de ferro e petróleo, responde hoje por 85% da produção de petróleo. Além disso, o terminal possui espaço para estocagem de 2 milhões de ton de minério de ferro. “Possuímos berços construídos em 3 km de cais e que podem receber navios com calado de até 24 metros. O píer de minério de ferro tem 450 m² de comprimento, com carregadores com capacidade para carregamento de 26 milhões de ton do produto”. Segundo ele, na segunda fase do projeto, a expectativa é que essa capacidade seja ampliada para 50 milhões e uma área de píer estendida para mais 450 m².
Em operação desde outubro de 2014, o terminal já recebeu mais de 30 navios de minério de ferro para a Anglo American. As empresas possuem uma joint venture (chamada de Ferroport), que é formada 50% por cada companhia.
O T-OIL, que começa a operar em agosto de 2016, tem capacidade para movimentar 1,2 milhão de barris por dia e poderá receber navios Suezmax e VLCCs. Recentemente, a empresa assinou contrato para transbordo de petróleo com a BG por 20 anos, com volume médio de 200 mil barris por dia. O T1 também conta com projeto de armazenamento de petróleo e outros serviços de petróleo em terra.
O T2, um terminal no entorno de um canal para navegação com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e até 14,5 metros de profundidade, possui a Technip, NOV e Wartsila, companhias já operantes. Além disso, o complexo abriga o T-Mult (Terminal Multicargas) que iniciou sua operação em julho com a movimentação de bauxita e já embarcou 33 mil toneladas do produto em setembro em sua primeira operação.
Vale ressaltar que mais de 40 navios já passaram pelo Terminal de minério de ferro do Porto do Açu exportando mais de 4 milhões de toneladas do produto.