Notícias

03/02/2020 - 08h00

Portos e aeroporto adotam medidas de proteção para evitar infecção por coronavírus em Pernambuco

Fonte: G1
 
Portos do Recife e Suape e Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes informaram, na última sexta (31), que estão seguindo recomendações da Anvisa.
 
Medidas de proteção foram adotadas nos portos do Recife e de Suape, no Litoral Sul de Pernambuco, e no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes, na Zona Sul da capital, por causa da crise global do coronavírus. Os terminais informaram, nesta sexta-feira (31), que estão seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre higiene de trabalhadores e uso de equipamentos de proteção, como máscaras.
 
Veja o que se sabe sobre o coronavírus
 
Os primeiros casos de coronavírus surgiram na China, onde 213 pessoas morreram. Também foram registradas ocorrências da doença em outros 20 países, com cerca de 100 infectados. No Brasil, ainda não há confirmações de pessoas afetadas, apesar das nove notificações.
 
Por meio de nota, o Porto do Recife, no Centro da cidade, informou que começou a seguir, desde esta sexta, as recomendações da Anvisa, enviadas na quinta (30). “Preventivamente, o Porto do Recife já está informando na intranet e em avisos sonoros os protocolos recomendados”, afirma a direção do terminal portuário.
 
Além disso, diz a nota do porto, todos os navios com chegada prevista deverão ser monitorados. “Eles passarão a ter controle constante de informações de bordo e da tripulação para que, em caso de necessidade, sejam colocados em prática os protocolos de contingenciamento, conforme orientação da Anvisa”, acrescenta o porto.


 
Em Suape, em Ipojuca, a direção informou, por meio de nota, que “possui um plano vigente para ações de resposta a situações relacionadas à saúde pública mediante casos de doenças infectocontagiosas, que é acionado e orientado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Anvisa, seguindo protocolos internacionais de saúde e segurança”.
 
Ainda segundo o porto, uma equipe participou de uma reunião com a Anvisa, durante a qual as orientações foram repassadas e estão sendo “devidamente seguidas”. Entre elas, estão cuidados com a higiene pessoal dos trabalhadores da área portuária.
 
No Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre, "a utilização de máscaras e outros equipamentos configuram uma dessas medidas de proteção a funcionários que trabalham nos aeroportos diretamente com fluxo migratório, bem como passageiros que venham de outros países".
 
Por meio de nota, a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que “está em permanente contato com a Anvisa e demais órgãos competentes nas esferas federal, estaduais e municipais, de modo a buscar absoluto alinhamento na adoção de práticas de prevenção à transmissão do coronavírus.”
 
Recomendações da Anvisa
 
No site, a Anvisa informa que as orientações devem ser seguidas, desde a quarta-feira (29). São recomendações para para os trabalhadores e servidores que atuam em portos, aeroportos e fronteiras do país.
 
Equipamentos de proteção individual (EPIs)
 
• Se não houver relato da presença de caso suspeito, servidores e trabalhadores que realizam abordagem em aviões, navios e demais meios de transporte devem utilizar máscara cirúrgica.
 
• Se houver relato de presença de caso suspeito, servidores e trabalhadores que realizam abordagem em aviões, navios e demais meios de transporte devem utilizar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas.
 
• Servidores e trabalhadores que realizam inspeção de bagagem acompanhada devem utilizar máscara cirúrgica e luvas.
 
• É importante ressaltar que, conforme determinação do Ministério da Saúde, é de responsabilidade de todos os órgãos e empresas a disponibilização de EPI para servidores e funcionários que estiverem em contato com viajantes.
 
Recomendações gerais aos servidores e trabalhadores
 
Independentemente da indicação de uso ou não dos EPIs, os trabalhadores de portos, aeroportos e fronteiras devem adotar sempre as seguintes medidas preventivas:
 
• Frequente higienização das mãos com água e sabonete.
 
• Quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, pode ser utilizado álcool gel para higienizá-las.
 
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
 
• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
 
• Evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca.
 
• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
 
Protocolos do governo e da prefeitura
 
Mesmo sem casos suspeitos do coronavírus em Pernambuco, uma reunião realizada na quinta-feira (30) definiu estratégias para preparar profissionais de saúde e planejar o atendimento em hospitais públicos e particulares em caso de suspeita de pacientes com a doença no estado.
 
Precauções
 
Distribuidoras de máscaras cirúrgicas descartáveis no Recife registram um aumento na procura pelo produto devido ao surto do coronavírus, que já matou 213 pessoas na China. No Brasil, nove casos suspeitos da doença estão em investigação, nenhum deles em Pernambuco.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas