Notícias
23/06/2015 - 03h45
Portuários argentinos cruzarão os braços a partir de hoje
Fonte: Agências Internacionais
Greve atinge terminais que escoam 80% das exportações agrícolas do país


Trabalhadores dos portos da Argentina começarão nesta terça-feira uma greve por salários melhores, disseram no sábado fontes do setor. A medida, convocada por tempo indeterminado, começará à 0h e deve afetar as atividades de um dos principais portos do país, por onde 80% das exportações agrícolas são exportadas.
A paralisação deverá “interromper todo tipo de atividade relacionada com as empresas agroexportadoras”, disse a Confederação Geral do Trabalho (CGT) do distrito de San Lorenzo. “Serão tomadas todas as medidas necessárias a fim de interromper as atividades da zona (portuária)”, acrescentou a entidade, que disse ainda que manterá as negociações até alcançar acordos.
A Argentina é o principal exportador internacional de azeite e farinha de soja e o terceiro de minho. O país prevê colheita recorde de 61 milhões de toneladas de soja para a safra 2014/2105, acima dos 60 milhões estimados no mês passado, graça a um incremento no cálculo da área semeada, conforme o Ministério da Agricultura.