Notícias

22/09/2016 - 05h23

Portuários em greve novamente no TVV nesta quinta-feira (22)

Fonte: ES Hoje

 
Cerca de 350 portuários que atuam no Terminal Portuário de Vila Velha (Login-TVV) vão entrar em greve novamente nesta quinta-feira ( 22), a partir das 7 horas, e seguem com as atividades paralisadas até as 7h de domingo (25), completando 72 horas de braços cruzados. Essa é a terceira paralisação da categoria em menos de um mês. No dia 23 de agosto, os trabalhadores pararam o terminal por 24 horas em protesto por reajuste salarial. Nos dias 15 e 16 de setembro, foram 48 horas de greve.
 
As atividades de operação, envolvendo carga e descarga de contêineres e conferência de mercadorias, além do setor administrativo, vão ser paralisadas. Os trabalhadores, liderados pelo Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES) estão em estado de greve desde o dia 26 de julho.
 
A decisão de greve foi tomada em assembleia da categoria na segunda-feira, dia 19, por conta da falta de uma proposta decente da empresa em relação à reposição salarial, além do objetivo do TVV em retirar direitos conquistados.
 
O Suport-ES reivindica reposição salarial de 9,98% (março), segundo o INPC-Dieese, e a empresa oferece 6%, retroativo a março. Depois da primeira greve, a empresa se prontificou a fazer nova proposta, mas ainda abaixo do que a categoria espera.
 
Os trabalhadores estão insatisfeitos com a alteração da escala de trabalho, feita de forma unilateral para os que trabalhavam em turno de revezamento. A escala de turno fixo trouxe até 40% de redução na remuneração dos trabalhadores, que ainda não podem flexibilizar os horários, interferindo na vida social e familiar do empregado. Alguns só pegam escala à noite, limitando o convívio familiar.
 
O Suport-ES reitera que a greve é a última saída no sentido de fazer valer os direitos dos trabalhadores, e o sindicato está aberto à negociação.
 
Reivindicações
 
- O Suport-ES reivindica reposição salarial de 9,98% (março), segundo o INPC-Dieese, e a empresa oferece 6%.
 
- Novo modelo de escala, dentro da lei, que não traga prejuízo ao trabalhador na sua remuneração e nem na vida social.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas