Notícias
04/04/2013 - 03h20
Portuários recebem relatório final da MP 595 na próxima segunda-feira
Fonte: AssCom Sind. Estivadores

Depois de muita polêmica, discussões, manifestações e acalorados debates que se sucederam em audiências públicas e várias reuniões envolvendo o Governo Federal, empresários e trabalhadores portuários, finalmente as lideranças sindicais terão acesso ao relatório conclusivo da Medida Provisória 595.
O documento será entregue pelo relator da MP, senador Eduardo Braga, na próxima segunda-feira, em Brasília, aos representantes das centrais sindicais e federações da categoria. A agenda foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos, Rodnei Oliveira da Silva, que esteve reunido com o senador na tarde desta terça-feira, no Congresso Nacional. O deputado federal Paulo Pereira (PDT-SP) também participou da reunião.
De acordo com o sindicalista, a expectativa dos portuários de todo o Brasil é grande em razão do conteúdo do relatório. "A ansiedade existe, mas estamos bastante confiantes que as alterações acordadas com o Governo no mês passado constem na íntegra do texto final do documento".
Segundo Rodnei, apesar do otimismo, a desconfiança dos trabalhadores existe. "Eu estava no Palácio do Planalto no dia 6 de dezembro do ano passado, na cerimônia em que o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, e presidenta Dilma Rousseff anunciaram a MP, e ouvi dela que os trabalhadores não sofreriam perdas com a nova regulamentação. Para ele, o texto publicado no dia seguinte contrariou as palavras da mandatária do País.
No encontro da próxima segunda-feira (8), o dirigente será o porta voz da Força Sindical enquanto o presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), Everandy Cirino dos Santos, estará representando a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Também confirmaram presença os presidentes das três federações da categoria, Eduardo Guterra, da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Mário Teixeira, da Federação Nacional dos Conferentes, Consertadores, Vigias e Trabalhadores de Bloco, e da Federação Nacional dos Estivadores (FNE), Wilton Ferreira Barreto, além de Paulo Pereira. Na quarta-feira o relatório será entregue à comissão parlamentar mista para apreciação e votação da MP.