Notícias

03/05/2013 - 07h17

Portuários se mobilizam contra possíveis alterações na Medida Provisória 595

Fonte: FalaSantos
 
 
Lideranças dos nove sindicatos portuários de Santos se reúnem na próxima segunda-feira para discutir um novo calendário de mobilizações em virtude das possíveis mudanças que a Medida Provisória 595 poderá sofrer após ter sido alterada e aprovada pela comissão parlamentar mista no último dia 24.
 
As manifestações da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, deixam claro que o Governo Federal não aceitou passivamente a vexatória derrota imposta pelos membros da comissão, que modificaram 137 cláusulas do texto original da chamada MP dos Portos. 
 
De acordo com presidente do Sindicado dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), Everandy Cirino dos Santos, o Governo precisa reconhecer e legitimar os adendos aprovados." Eles apenas amenizaram os prejuízos que seguramente os trabalhadores teriam com a proposta". Apresentada em dezembro do ano passado, a MP recebeu nada meno que 645 emendas.
  
Para o presidente do Sindicato dos Operadores de Guindastes e Empilhadeiras (Sindogeesp), Guilherme do Amaral Távora, as especulações sobre as possíveis mudanças na MP preocupam os portuários. "Ao desprestigiar o texto sugerido pelo senador Eduardo Braga, relator da MP e  homem de confiança da presidente Dilma, o Governo Federal mostra que internamente não fala a mesma língua".
 
Mais incisivo, o presidente do Sindicato dos Estivadores, Rodnei Oliveira da Silva, afirma que a categoria segue mobilizada e pronta para reagir. " Se a Medida Provisória 595 sofrer alterações que possam prejudicar os trabalhadores portuários, os portos administrados pelo poder público vão parar".
 
"Estamos nessa luta há meses e se houver mesmo um retrocesso diante das nossas poucas conquistas a greve será inevitável", afirmou o presidente do Sindicato do Bloco, Jozimar Bezerra de Menezes. 
 
São aguardadas as presenças de representantes do Sindicato dos Operários (Sintraport), Conferentes de Carga, Descarga e Capatazia, Consertadores, Vigias Portuários e Rodoviários. O deputado federal, Paulo Pereira da Silva (PDT/SP), confirmou presença no encontro, que acontecerá às 10 h. na sede do Sindaport.
 
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas