Notícias
18/06/2015 - 05h31
Portus: Aloysio Nunes volta a cobrar indicações para CPI dos Fundos de Pensão
Fonte: Agência Senado


O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) voltou a cobrar, na sessão plenária desta terça-feira (16), a indicação pelos partidos de membros para compor a CPI dos Fundos de Pensão. A leitura do requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito foi feita em 6 de maio.
- Já se passaram 40 dias da leitura do requerimento. Até onde sei, algumas lideranças da Casa ainda não indicaram os membros. Todos nós conhecemos a jurisprudência do STF a respeito dessa matéria, que atribui ao presidente do Senado, nessa circunstância, a competência e o dever de indicar os membros da comissão de inquérito, em substituição àqueles que não tenham sido indicados pelas respectivas bancadas - disse Aloysio Nunes, que protocolou o requerimento da CPI com a senadora Ana Amélia (PP-RS).
O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que vai fazer novo esforço junto aos líderes partidários para que sejam feitas as indicações. A CPI será formada por 13 titulares e 8 suplentes.
O objetivo da CPI é coletar informações a respeito dos investimentos realizados por fundos de pensão de empresas estatais, como Petros (Petrobras), Postalis (Correios) e Previ (Banco do Brasil). Senadores criticam a falta de transparência e a má aplicação dos recursos dos fundos.