Notícias

01/05/2016 - 05h31

Presidente da Codesp parabeniza trabalhadores pelo “Dia Mundial do Trabalho”

Fonte: AssCom Codesp

O presidente destaca o esforço e dedicação dos profissionais que atuam no Porto de Santos


 
O diretor presidente da Codesp, Alex Oliva, parabeniza todos os colaboradores da empresa e trabalhadores que atuam no complexo portuário santista pela passagem do “Dia Mundial do Trabalho”, ressaltando que esses profissionais, com seu trabalho, esforço e dedicação, construíram a história do Porto de Santos.
 
Alex Oliva afirma que “temos ainda uma grande missão pela frente que nos instiga a encarar os desafios de consolidar este porto não só como o maior, mas como o melhor de todo o complexo portuário brasileiro.
 
Histórico
 
O Dia Mundial do Trabalho foi estabelecido a partir de 1889 durante o Congresso da Segunda Internacional Socialista, em Paris. O belga Raymond Lavigne propôs convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pela jornada de 8 horas de trabalho diário. Já a data do 1º de maio foi escolhida em homenagem à greve geral, ocorrida nesse dia em 1886, na cidade de Chicago, nos EUA.
 
Em 1886, quando a Revolução Industrial já contava com mais de um século de existência, as condições de trabalho dos operários ainda eram extremamente penosas, tanto para homens como para mulheres. Os salários eram irrisórios, as condições de vida muito abaixo do nível de pobreza e os patrões não reconheciam os direitos de empregados.
 
A classe trabalhadora surgida com a Revolução Industrial demorou a se organizar. Mas, aos poucos, foi formando associações e passando a reivindicar melhores salários e condições de trabalho menos duras. As jornadas de trabalho de até 17 horas diárias eram comuns nas indústrias da Europa e Estados Unidos no final do século XVIII e durante o século XIX.
 
Na Europa, governos como o francês, o britânico e o alemão, concederam alguns direitos aos trabalhadores. Mas, nos Estados Unidos, não existiam garantias trabalhistas.
 
Os operários começaram a organizar greves e manifestações. Em 1º de maio de 1886, nas manifestações em Chicago, centenas de milhares de trabalhadores foram às ruas protestar. 
 
Aos poucos, vários estados norte-americanos começaram a estabelecer jornadas de trabalho menores, de dez e até oito horas. Nos EUA, a data é celebrada na primeira segunda-feira de setembro (Labor Day).
 
No Brasil, a data é comemorada desde 1895, mas tornou-se feriado nacional somente em1925, por um decreto do presidente Artur Bernardes. No governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador foram anunciadas nessa data. Desde então, comemorações, comícios, shows, são realizados no país para comemorar o Dia do Trabalhador.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas