Notícias

13/06/2018 - 03h27

Proprietária do primeiro navio autônomo investe em terminal automatizado

Fonte: Portos e Navios
 
A Kalmar, empresa pertencente à Cargotec, e a norueguesa Yara firmaram um acordo no qual a Kalmar entregará equipamentos, software e serviços totalmente autônomos para uma solução exclusiva de manuseio de contêineres totalmente digitalizada nas instalações da Yara em Porsgrunn, na Noruega.
 
Em 2017, a Yara anunciou um projeto ambicioso em parceria com a Kongsberg para implementar o primeiro navio alimentador autônomo, a "Yara Birkeland", para transportar fertilizantes da usina Porsgrunn da Yara através de vias navegáveis interiores para os portos marítimos de Larvik e Brevik, uma viagem de 31 milhas. Isso eliminaria até 40 mil viagens de caminhão por uma parte densamente povoada da Noruega.
 
Na época, a Yara declarou que as operações portuárias em Porsgruun também seriam totalmente automatizadas e produziriam zero emissões, e agora selecionou a Kalmar para fornecer essa tecnologia.
 
O conceito de cais mudou de um guindaste STS para um RMG, sistema de menor escala mais adequado ao volume esperado, aproximadamente 20 mil contêineres por ano.
 
“A Kalmar fornecerá a solução autônoma de carga e descarga para a Yara Birkeland, bem como o transporte entre as instalações de produção de fertilizantes e o cais. A solução da Kalmar consiste de um guindaste de pórtico automatizado da Kalmar (AutoRMG), três AutoStrads Kalmar FastCharge (TM), uma estação de carregamento FastCharge e sistemas de automação e segurança. A solução será implementada em fases, com o nível de automação gradualmente aumentado ao longo do tempo. O resultado final será uma solução totalmente autônoma, de tráfego misto e emissão zero em um ambiente industrial ”, declarou a Kalmar.
 
A Yara está adotando a mesma abordagem em fases com a embarcação autônoma, planejando iniciar com tripulantes antes de passar para a operação por controle remoto.
 
O "Yara Birkeland" será o primeiro navio com propulsão elétrica e autônomo do mundo.
 
O acordo também inclui um contrato de serviço de manutenção completa com peças para os equipamentos de movimentação, bem como manutenção preventiva para o guindaste Kalmar AutoRMG.
 
Além disso, o pessoal da Kalmar fornecerá suporte operacional, de automação e de software para toda a solução.
 

 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas