Notícias
25/07/2013 - 02h13
Quase 70% das empresas da América Latina já sofreram ataques digitais
Fonte: Baboo

Um levantamento realizado pela fabricante de antivírus Kaspersky Lab entre julho de 2011 e julho de 2012 que foi finalizado pela BSB International e divulgado nesta segunda-feira indica que 68% das empresas da América Latina já foram alvo de ataques digitais, sendo que dentre as de pequeno porte – que possui de 10 a 99 computadores – a fatia é de 63%, enquanto nas de médio porte – que tem de 99 a 999 PCs – o número cai para 60%.
Ataques digitais são diferentes
A pesquisa entrevistou 3.300 profissionais de Tecnologia da Informação de empresas latino-americanas – inclusive brasileiras – e constatou também que os ciberataques são diferentes. Nas companhias de menor porte o principal problema são vírus e spywares, diferentemente das grandes – que possuem mais de mil computadores, que tem como maiores adversários espionagem, pishing e ataques de DDoS.
O estudo também mostrou que 19% das pequenas empresas e 15% das médias só investem em segurança digital após sofrerem o primeiro ataque. Além disso, 70% das pequenas e 58% das médias creem que produtos não licenciados propiciam a proteção necessária. Apenas uma fatia de 25% das pequenas e médias companhias entrevistadas investiu em cibersegurança antes de sofrerem ataques, já dentre as grandes a porcentagem dobrou: 50%.
Mercosul promete mais investimentos na área
O alto número de empresas latino-americanas que já sofreu com criminosos digitais pode cair no futuro, já que Mercosul e Unasul prometeram concentrar esforços na segurança digital, como informou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, na última semana.
Super heróis são as novas armas dos hackers
Nos ataques digitais a computadores pessoais uma nova estratégia foi adotada por hackers: os super heróis. Um levantamento realizado pela McAffe informou que pesquisas relacionadas à herois tendem a ter mais de 18% de chance de apontar para um link malicioso. Dentre os personagens listados, Aquaman, Sr. Fantástico e Hulk são os mais perigosos.