Notícias
11/06/2013 - 02h47
Queda de popularidade
Fonte: O Globo

A oposição considerou a queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff, mostrada em pesquisa Datafolha divulgada no sábado (08), reflexo de supostos problemas de gestão do governo, principalmente na área econômica. Para integrantes da base aliada, o governo está perdendo a batalha de comunicação. O Palácio do Planalto afirmou que nunca comenta pesquisas, sejam positivas ou negativas.
— Acho que perdemos o debate para o tomate e para a cebola. Há uma monotema da nossa oposição e dos jornalistas — disse o deputado André Vargas (PT-PR), vice-presidente da Câmara, referindo-se à inflação.
O Datafolha mostra que a popularidade da presidente Dilma caiu pela primeira vez desde o início de seu mandato. Segundo a pesquisa, feita na quinta e na sexta-feira, 57% da população avalia seu governo como bom ou ótimo. São 8 pontos a menos que no levantamento anterior, feito em março.
Os números do Datafolha indicam que a deterioração da imagem de Dilma é um reflexo do aumento do pessimismo dos brasileiros com a situação econômica do país e mostram que a população está mais preocupada com a inflação e o desemprego.
Para o senador Álvaro Dias (PSDB-MG), o fato preponderante para esse cenário é a pressão inflacionária.
— Está passando a idéia de que o barco está à deriva. A incompetência começa a ser vista em várias áreas. Na área política, há problemas reincidentes na relação com o Legislativo. Os indicadores econômicos e sociais estão em curva descendente e isso já está chegando na opinião pública. Certamente a inflação é preponderante nesse quadro.