Notícias
23/03/2022 - 09h59
Renovação com a MRS no Porto de Santos será definida até abril
Fonte: A Tribuna On-line
Concessionária das linhas férreas quer manter as operações na área portuária até 2056
É esperada para o próximo mês a definição sobre a renovação do contrato da MRS Logística no Porto de Santos. A concessionária administra as linhas férreas que dão acesso ao cais santista desde 1996 e quer manter operações até 2056. O processo está em fase final de avaliação no Tribunal de Contas da União (TCU).
A previsão é do Ministério da Infraestrutura (Minfra). De acordo com a MRS, o plano de negócios em análise no TCU é de toda a concessãoMRS, uma malha de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e não apenas dos acessos ferroviários ao Porto de Santos.
A empresa prevê investimento de R$ 9,7 bilhões, que devem ser implementados em sua grande maioria nos primeiros anos de contrato. “Somente nos acessos ferroviários ao Porto de Santos, estão previstos investimentos superiores a R$ 1 bilhão”, destacou a concessionária, em nota.
Ela afirma, ainda, que o plano de negócios da MRS foi construído em conjunto com o ministério e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), baseado em três pilares: expansão de capacidade e atendimento aos parâmetros de desempenho, investimentos estruturantes de interesse público e obras para minimizar os conflitos urbanos.
“A concessão da MRS possui 1.643 km de linha férrea e inclui os acessos ferroviários ao Porto de Santos. Este trecho continua fazendo parte do Plano de Negócios que foi encaminhado para o TCU. Isto significa dizer que, tecnicamente, tanto ANTT quanto Minfra, entendem que faz sentido manter a ferradura sob administração da empresa”.
A renovação antecipada da concessão da MRS tem como principal premissa a ampliação da carga geral transportada pela ferrovia. Em 1997, o Porto de Santos recebia 5 milhões de toneladas por ano de carga pela ferrovia. Em 2020, esse volume foi de 51 milhões de toneladas.






Área Restrita