Notícias
11/09/2015 - 06h23
Rotterdam vai orientar atendimento no Pecém
Fonte: Diário do Nordeste

O Porto do Pecém contará com a assessoria do Porto de Rotterdam, na Holanda, considerado o maior Porto da Europa e um dos mais importantes do mundo - o Hub Port da Europa. A parceria foi firmada durante visita do secretário da Infraestrutura do Estado, André Facó, e do diretor-presidente da Cearaportos, Danilo Serpa, ao terminal europeu, nos dias 1º e 2 de setembro. "A discussão do apoio do Porto de Rotterdam - PoRInt no desenvolvimento do planejamento da Cearáportos é fundamental neste momento", afirma Facó.
O acordo será oficializado com o governador do Estado, Camilo Santana, no próximo 24 de setembro, em Fortaleza. A assessoria terá foco na área de atendimento às atuais e futuras demandas do Pecém. O diretor internacional do PoRInt, Roger Clasquin, representará o porto holandês na assinatura do termo.
A visita à Rotterdam acontece em um momento estratégico, uma vez que o Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) do Porto do Pecém passa pela segunda etapa de expansão. De acordo com o diretor presidente da Cearáportos Danilo Serpa, "compartilhar experiências e informações com grandes portos como o de Rotterdam é muito importante para o momento de desenvolvimento e expansão que o Porto do Pécem está vivendo".
A expansão do terminal irá quintuplicar a capacidade de movimentação de cargas e colocará o Pecém em posição de destaque no cenário internacional. Por sua localização estratégica e por oferecer a infraestrutura adequada (profundidade, berços, equipamentos e área), o porto cearense desponta como um forte candidato a receber um Hub de cargas nacional, principalmente depois da ampliação do Canal do Panamá e da construção do Canal da Nicarágua.
"Para atender a tancagem no Ceará, nos próximos 20 anos, serão necessários 230 mil m³", estimou o secretário, comparando à estrutura de Rotterdam.