25/02/2021 - 08h56

Royal Caribbean prevê volta de cruzeiros após prejuízo de US$ 5,8 bilhões em 2020

Fonte: A Tribuna On-line

O Royal Caribbean Group, que era o segundo maior operador de navios de cruzeiro do mundo antes da pandemia, apresentou uma perspectiva otimista para a retomada dos cruzeiros, após contabilizar um prejuízo líquido de US$ 5,8 bilhões no ano passado.

Apesar da perspectiva otimista, a Royal Caribbean espera que 2021 não seja um ano tradicional e que a retomada das operações ainda demore para ser completamente normalizada. Em 2020, a empresa só foi capaz de operar 20% de seus cruzeiros planejados antes dos lockdowns. O ano todo foi marcado por prejuízos. Apenas no quarto trimestre, o déficit chegou a mais de US$ 1 bilhão.

“Agora, depois de 11 meses de pandemia, acho que todos sabemos que a fadiga da covid-19 é real. As pessoas clamam pela oportunidade de ter experiências fora de casa. Todos os dias, vemos sinais de pessoas que querem sair e fugir”, disse Richard Fain, presidente e CEO do Royal Caribbean Group.

Comprovando o interesse do público na volta da operação dos cruzeiros, a corporação destacou um aumento de 30% nas reservas desde o primeiro dia do ano, em relação a novembro e dezembro de 2020. Embora metade dos consumidores com viagens canceladas no quarto trimestre tenha recebido reembolso em dinheiro, a empresa relatou que foi capaz de compensar a saída de caixa com 75% das reservas feitas.

A companhia de cruzeiros também destaca que a maioria de suas tripulações planeja voltar ao trabalho e que 98% são a favor de se exigir a vacinação dos marítimos. A empresa disse que mais de 4.000 de seus 70.000 funcionários já foram vacinados.