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10/05/2021 - 09h13

Saiba escapar do golpe do 13º do INSS e de outras ciladas

Fonte: Agora SP
 
Criminosos telefonam e mandam mensagens em busca dos dados pessoais dos aposentados
 
 
Criminosos têm aproveitado o aumento das transações digitais e o anúncio do adiantamento do 13º a aposentados e pensionistas do INSS por causa da pandemia da Covid-19 para intensificar a aplicação de golpes.
 
A maioria consiste na manipulação psicológica da vítima para que ela forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões e de documentos pessoais. Alguns já são velhos conhecidos, como os empréstimos consignados feitos em nome do aposentado, que vai pagar as parcelas sem nunca ter recebido a grana emprestada.
 
Já entre os mais recentes está o que promete antecipar o pagamento do 13º do INSS se a vítima informar dados pessoais e enviar uma foto por WhatsApp. Com essas informações, os golpistas já conseguem realizar operações fraudulentas.
 
A recomendação do INSS e de especialistas em segurança é não informar senhas e números de documentos por telefone, WhatsApp e sites desconhecidos e sempre buscar o banco ou o instituto previdenciário se suspeitar do contato recebido ou tiver dúvidas sobre a renda.
 
Pelo site Meu INSS é possível acompanhar o pagamento do benefício e seus descontos.
 
Se for vítima de um golpe, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência com a polícia. O documento será necessário para providências administrativas e judiciais que sejam necessárias.
 
Depois, procure o banco onde recebe o benefício e peça o cancelamento da operação, se for possível, e o ressarcimento dos valores sacados pelo criminoso.
 
Conheça os 10 golpes mais comuns
 
1) PROVA DE VIDA ON-LINE
 
Como funciona
 
• Criminosos ligam para aposentados e pensionistas, informando a necessidade de fazer a prova de vida on-line, por causa da pandemia
 
• Os golpistas falam todos os dados pessoais do beneficiário e depois enviam uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo
 
• Com os dados confirmados e a foto do documento, os criminosos podem realizar fraudes financeiras
 
Como evitar
 
• O INSS alerta que as pessoas que receberem a ligação devem desligar o telefone, não fornecendo nenhuma informação
 
• O INSS não liga para os segurados nem entra em contato pelo WhatsApp
 
• A comprovação vem sendo realizada normalmente nas agências bancárias
 
2) ATRASADOS PARA RECEBER
 
Como funciona
 
• O criminoso entra em contato informando que o aposentado tem valores atrasados do seu benefício para receber da Previdência
 
vPorém, existe uma suposta “taxa” cobrada para liberar esse valor
 
• Então o golpista solicita que seja feito um depósito numa conta bancária para liberar o pagamento
 
Como evitar
 
• Desligue a ligação!
 
3) DINHEIRO DE CONSIGNADO
 
Como funciona
 
• Em geral, golpes envolvendo crédito consignado consistem em ações criminosas em que golpistas fazem empréstimos em nome de aposentados e pensionistas, sacam o dinheiro e deixam as parcelas para vítima pagar
 
• Há ainda uma nova fraude, na qual os criminosos, muitas vezes agentes de crédito, assumem o papel da vítima, tomam o crédito, mas deixam o dinheiro na conta do aposentado
 
• Para o golpista, a vantagem é ficar com as comissões que remuneram o agente de crédito e a instituição responsável por intermediar o empréstimo e o aposentado fica com as parcelas mensais para pagar
 
Como evitar
 
• Consulte frequentemente o Meu INSS, na opção “Extrato de Pagamento”
 
• A consulta permite verificar se há valores sendo descontados mensalmente do benefício para o pagamento de empréstimos ou se houve um crédito desconhecido
 
4) ANTECIPAÇÃO DO 13º
 
Como funciona
 
• Criminosos entram em contato com o aposentado ou pensionista informando que podem liberar a antecipação do pagamento do 13º
 
• Mas para liberar a grana, os golpistas pedem que o segurado envie uma foto de seu documento, RG geralmente, por WhatsApp
 
• Com as informações em mãos, os criminosos podem fraudar o benefício
 
Como evitar
 
• Não informe dados pessoais por telefone e WhastApp
 
• O pagamento do 13º será feito em maio e junho, com o pagamento do benefício
 
5) LIGAÇÃO PARA AGENDAR PERÍCIA
 
Com funciona
 
• Criminosos têm ligado para segurados do INSS informando a necessidade de agendar perícia ou cumprimento de exigência
 
• Na ligação, o golpista pede informações e documentos pessoais, como CPF, dados bancários, senha ou número de cartão
 
Como evitar
 
• Se receber uma ligação dessa, o segurado não deve enviar os dados. O INSS apenas solicita informações ou documentos dos segurados pelo sistema Meu INSS
 
6) BENEFÍCIO BLOQUEADO
 
Como funciona
 
• O criminoso liga para o aposentado, informando que seu benefício está bloqueado e que para desbloquear é necessário confirmar informações pessoais, como CPF, RG, dados bancários, número de cartão do INSS
 
• O objetivo é roubar os dados do segurado para fraudes
 
Como evitar
 
• Não informe nenhum dado pessoal e desligue o telefone
 
7) FALSA AJUDA
 
Como funciona
 
• Golpistas se passam por funcionários do banco e abordam a vítima nos caixas, oferecendo suposta ajuda, com o objetivo de pegar cartão e senha ou envelope de depósito
 
• O criminoso distrai a vítima e troca o cartão por outro da mesma cor, bandeira e banco, ou o envelope de depósito da vítima por um vazio
 
Como evitar
 
• Sempre peça ajuda a um funcionário identificado do banco, com crachá
 
• Nunca deixe ninguém ver a senha nem digitá-la no teclado do caixa eletrônico
 
• E sempre confira o nome impresso no cartão após usar o caixa
 
8) “AVALISTA” OU “FIADOR”
 
Como funciona
 
• Um falso agente de crédito oferece um consignado, geralmente com taxas atrativas, e pede o depósito de um valor antecipado para concluir a transação
 
• O golpista diz que o pagamento é para o “avalista” ou “fiador”, que irá arcar com o pagamento do empréstimo caso o contratante não pague as parcelas
 
• Tanto o empréstimo quanto o fiador são falsos
 
• Assim que recebe o valor do beneficiário, o falsário desaparece
 
Como evitar
 
• Se for pedir um empréstimo consignado, busque instituições conhecidas
 
• Nunca pague qualquer valor para conseguir um empréstimo, isso não existe
 
9) FALSO FUNCIONÁRIO DO BANCO
 
Como funciona
 
• O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou da empresa com a qual o cliente tem um relacionamento ativo
 
• O criminoso informa que há irregularidades na conta ou que os dados cadastrados estão incorretos
 
• A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima
 
• Com os dados em mãos, o fraudador realiza transações fraudulentas em nome do cliente
 
Como evitar
 
• O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento
 
• Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para tirar a limpo essa história
 
10) PHISHING (PESCARIA DIGITAL)
 
Como funciona
 
• O phishing, ou pescaria digital, é uma fraude eletrônica cometida pelos engenheiros sociais para obter dados pessoais do usuário
 
• A forma mais comum de um ataque de phishing são as mensagens de texto no celular e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos
 
• Também existem páginas falsas na internet que induzem a pessoa a revelar dados pessoais
 
Como evitar
 
• Por garantia, não clique em links: digite o endereço no navegador
 
• Além disso, nunca acesse links ou anexos de e-mails suspeitos
 
• Mantenha seu sistema operacional e antivírus sempre atualizados
 
• Em compras on-line, sempre prefira comprar em sites conhecidos e nunca use computadores públicos
 
• Na dúvida, fale com seu banco
 
​Caí no golpe. E agora?
 
1º Passo: Faça um boletim de ocorrência na polícia
 
A medida irá documentar que há alguém ilicitamente se passando pelo aposentado e obtendo vantagens financeiras
 
O boletim será a base para a conclusão das providências administrativas e judiciais que o aposentado ou o pensionistas precisará tomar
 
2º Passo: Procure o banco
 
O banco onde o segurado recebe o benefício é o responsável por zelar pelas informações sigilosas do beneficiário
 
Por isso, é para o banco que o cidadão deverá pedir o cancelamento da operação fraudulenta e o ressarcimento dos valores já descontados
 
3º Passo: Protocole a queixa nos órgãos de defesa
 
Procon
 
• Pode ser um caminho para o cidadão que não conseguir a cooperação do banco para resolver a situação
 
• Em São Paulo, o telefone do Procon é o 151 e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
 
• Também é possível prestar queixa pelo site https://www.procon.sp.gov.br/
 
Portal do Consumidor
 
• Canal do governo federal que atenderá a esse tipo de queixa
 
• O site é consumidor.gov.br
 
Se proteja!
 
SENHAS
 
• O ideal é ter senhas diferentes em cada plataforma pois, em caso de descoberta, os criminosos tentarão utilizá-las em diferentes canais
 
• Com acesso à senha do Facebook, por exemplo, tentarão a mesma para acessar contas em bancos, lojas e outros locais
 
• Quando não buscam dinheiro, procuram algo que também gera lucro, como dados pessoais ou milhas
 
• Há todo um comércio para essas informações
 
BLOQUEIO DE EMPRÉSTIMO
 
• Quem preferir pode usar o Meu INSS para pedir o bloqueio do benefício para empréstimos consignados
 
• No menu inicial, digite no campo de busca “Bloqueio”
 
• Depois clique na opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”
 
• Também podem ser solicitadas informações pelo 135
 
Fontes: Febraban, Tempest Security Intelligence, INSS, Ingrácio Advocacia, advogado Rômulo Saraiva
 
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