Notícias

20/02/2017 - 02h23

Saiba quais são as novidades na Declaração de Imposto de Renda 2017

Fonte: Santaportal
 
A entrega da Declaração do Imposto de Renda 2017 terá início neste ano no dia 02 de março, logo após o Carnaval. O prazo este ano será menor até 28 de abril. Alguns pontos sofreram alterações como por exemplo, o que diz respeito aos dependentes que devem ter 12 anos completos até 31 de dezembro de 2016, e deverão ter CPF para serem relacionados no Imposto de Renda.
 
Está obrigado a entregar a declaração o contribuinte cujo os ganhos tenham sido superiores à R$ 26.816,55. No dia 23 de fevereiro a Receita federal irá disponibilizar o Programa Gerador da Declaração da Pessoa Física. Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores normalmente começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes.
 
Cuidado com as informações prestadas
 
Atualmente a Receita Federal possui um dos mais modernos centros de processamento de dados do mundo. Seus softwares de auditoria permitem realizar cruzamento de informações de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) em questões de minutos, checando praticamente todas as informações, como: cartões de crédito, despesas médicas, movimentações financeiras, dentre outras.
 
Esses cruzamentos de informações podem ocasionar sérios problemas para as pessoas físicas que prestarem informações erradas ao fisco. Os problemas vão da simples retenção da declaração de imposto de renda em malha fiscal até, nos casos mais graves, o início de um procedimento de fiscalização que poderá gerar pesadas multas.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas