22/03/2019 - 03h03

Salvador pode ganhar um super porto

Fonte: Correio 24hs

Projetos de ampliação da capacidade do porto da capital foram apresentados durante seminário

Nos próximos anos, a Baía de Todos-os-Santos deve abrigar um superporto de contêineres em Salvador. Se tudo der certo, a ampliação do terminal já existente e o projeto de criação de um segundo terminal devem expandir a capacidade de movimentação de contêineres do porto para 2,115 milhões por ano.

O número é resultado da soma dos dois projetos e é cerca de cinco vezes maior que o recorde alcançado pelo Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador, operado pelo Grupo Wilson Sons em 2018, quando  foram movimentados 203.979 contêineres.

As perspectivas e as oportunidades destes terminais também foram tema do Seminário Bahia de Todos-os- Portos. No painel, mediado pelo coordenador do Comitê de Portos da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Marcos Galindo, foi destacada  a importância destas duas iniciativas.

“É muito positivo porque a infraestrutura vem na frente para criar a atratividade dos negócios. Ao ampliar  a capacidade do porto, novos negócios virão”, afirmou o próprio Galindo.

Em operação na Bahia há 19 anos, o Tecon focou na ampliação do terminal que se encontra com a primeira fase em andamento. Ao todo, foram investidos R$ 390 milhões - mais da metade do volume de recursos aplicados no terminal, desde 2000. “A principal melhoria está na construção dos 423 metros de berço, que vai permitir que a gente tenha um cais linear de 800 metros”, afirmou a diretora comercial da empresa, Patrícia Iglesias.

A obra deve ser concluída em 18 meses. “Começamos a atuar em algumas frentes de crescimento de movimentação deste porto. Se nós ampliarmos a capacidade, temos que capturar novos volumes na área de influência e dar também uma melhoria contínua aos movimentadores de carga atuais do porto”, completou.

Em seguida, o diretor-executivo da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), Paulo Villa, apresentou a proposta do novo terminal de contêiner para o Porto de Salvador, o projeto Hub Port: “Quando nós pensamos a ideia, a primeira coisa que observamos foi o lado técnico. O porto é uma mina de ouro que não estamos sabendo explorar”.

O investimento está estimado em R$ 1,2 bilhão e pretende construir um terminal de contêiner com capacidade para movimentar 1,4 milhão em cargas além da operação como terminal de transbordo.  “É um projeto ainda que está na sua fase conceitual. Estamos oferecendo um terminal de primeira linha. Esse projeto tem um impacto grande no Brasil, sobretudo, no que diz respeito à cabotagem”,  disse Villa.

O Seminário Portfólio de Investimentos nos Portos da Bahia - Oportunidades de Outorgas foi uma realização do CORREIO e Codeba, com o patrocínio da J. Macêdo e UItracargo, apoio institucional da Braskem e apoio da Fieb, Usuport, Associação Comercial da Bahia e Contermas.