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21/08/2017 - 03h27

Santa Casa faz mudanças em regras do plano de saúde

Fonte: A Tribuna On-line
 
Parte dos clientes do convênio não poderá mais marcar consultas diretamente com os médicos


 
O convênio médico da Santa Casa de Saúde de Santos mudou procedimentos. Desde o mês passado, pacientes da modalidade Standard em Santos perderam o direito de marcar consultas diretamente em consultórios de médicos de sua confiança. 
 
Em vez disso, o cliente passa a procurar a Clínica de Especialidades, e o plano encaminha o atendimento ao profissional que estiver de plantão. A medida foi para garantir mais agilidade nos atendimentos, argumenta a instituição.
 
Segundo nota do presidente do plano, Paulo Wiazowski Filho, a mudança dá início a uma nova tendência dos planos de saúde e reedita “boas práticas conhecidas e de sucesso comprovado”. Para ser atendido, o paciente precisará telefonar ou ir à Clínica de Especialidades, localizada na Rua Dr. Antônio Bento, 162, 4º e 5º andares, na Vila Mathias, Santos.
 
O prédio, de sete andares, tinha somente o setor administrativo, mas ganhou 24 consultórios para suprir a demanda, com capacidade para 700 atendimentos ao dia.
 
O número de clientes do plano não foi informado, mas se sabe que, no total, nas três modalidades do plano – Standard, Preferencial e Executivo –, a empresa tem 82.374 beneficiários, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
 
O plano ressalta que só pacientes atendidos pelo Standard em Santos serão afetados. A ANS não se manifestou à Reportagem sobre a mudança até o fechamento desta edição.
 
Contrapartida
 
Enquanto pacientes deixam de ter a possibilidade de continuar tratamento com seu médico de confiança, o plano informa que não houve perdas. O número de especialistas foi mantido – a maioria, do corpo clínico da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, diz o hospital. 
 
Para marcar consultas e tirar dúvidas, os pacientes poderão entrar em contato pelos telefones 3211-0620 e 3211-0621. Todos os agendamentos de especialidades básicas serão marcados para até sete dias úteis.
 
Paulo Wiazowski, presidente do plano, afirma que a mudança é para melhor. “É justamente para dar mais rapidez no agendamento de consultas. Estava acontecendo de, antes, o atendimento na rede credenciada demorar porque os profissionais não atendiam só a Santa Casa”, explica.
 
Wiazowski reafirma, ainda, que, mesmo que o paciente peça, não será possível saber nem o horário em que o antigo médico de confiança atende, para tentar agendar com o especialista solicitado. Os nomes dos médicos credenciados, inclusive, saíram do site. 
 
“Em função do remanejamento, estamos reformulando o site. Mas a maioria do corpo clínico vai atender. Há reclamação, mas quem conhece a clínica adora. É um local com muito acolhimento, humanização”, diz. 
 
Outra explicação é que os clientes que necessitarem de autorização de exames terão mais agilidade no processo, pois o prédio para consultas é o mesmo do administrativo que fará o serviço. 
 
Pacientes
 
“Eu gostava mais do outro jeito. A gente está acostumado a passar com aquele médico, então, não gostei. Mas, pelo menos, a consulta eu consegui rápido, em uma semana. Demorava um mês”, diz Cristina Santiago, de 46 anos, auxiliar de montagem. 
 
“Para mim, foi bem melhor. Eu marcava antes, tinha que ficar procurando lugar, e aqui foi rapidinho. Marquei e tinha vaga para o outro dia já”, diz Maria Valdenice de Paula Silva, 49 anos, microempresária.
 
Como proceder
 
Segundo nota enviada para A Tribuna pelo presidente do plano, Paulo Wiazowski Filho, a mudança dá início a uma nova tendência dos planos de saúde e reedita “boas práticas conhecidas e de sucesso comprovado”. 
 
Para ser atendido, o paciente precisará telefonar ou ir à Clínica de Especialidades, localizada na Rua Dr. Antônio Bento, 162, 4° e 5° andares, na Vila Mathias, Santos.
 
O prédio, de sete andares, tinha somente o setor administrativo, mas ganhou 24 consultórios para suprir a demanda, com capacidade para 700 atendimentos ao dia.
 
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