Notícias

08/07/2015 - 03h45

Santos Brasil opera transbordo em tempo recorde no Tecon Vila do Conde

Fonte: Guia Marítimo
 
O terminal de contêineres da Santos Brasil, em Vila do Conde (PA), registrou recorde na operação do navio Ceará, cujo destino final era o Haiti. Concluída em 18 horas, a operação de transbordo tinha previsão inicial de duração de 72 horas.
 
A embarcação enfrentou problemas mecânicos, sendo necessária a realização do transbordo de toda a carga, composta por 18 veículos e oito contêineres com alimentos e equipamentos, que seguia para as forças de paz da ONU em solo haitiano.
 
Segundo o gerente da Santos Brasil de Vila do Conde, Ricardo Medina, foi uma operação de emergência. “A Marinha solicitou nossa ajuda. O porto mais próximo e em melhores condições de operação era o de Vila do Conde. Disponibilizamos equipamentos e operadores para conseguir este resultado excelente”, ressaltou Medina.
 
Vale ressaltar que o Porto Vila do Conde é o segundo maior complexo do País em movimentação de cargas por navegação de cabotagem. Localizado na cidade de Barcarena, às margens da Baía do Marajó, os investimentos em infraestrutura e expansão de capacidade por ali não param diante do crescimento no modal que tem registrado avanço de 11% ao ano.
 
No Tecon Vila do Conde, administrado pela Santos Brasil, a operação de cabotagem é realizada via barcaças, na rota que liga Barcarena a Belém, e também vem aumentando. O projeto logístico utiliza as barcaças que transportam contêineres a partir de cidades que dispõem de portos de menor tamanho para Vila do Conde, de onde são embarcados em navios de grande porte com destino aos principais portos do Nordeste, Sudeste e Su do País. Vale lembrar que, além da rota que liga Barcarena a Belém, mais dois serviços regulares de cabotagem via barcaças são oferecidos na unidade: com destino a Macapá, no Amapá, e para Altamira, cidade localizada no oeste do Pará, às margens do rio Xingu.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas