Notícias
26/11/2013 - 02h16
"Se você quer se aposentar bem, invista como uma mulher"
Fonte: InfoMoney

As diferenças entre homens e mulheres podem ser cruciais no momento de investir, afirma o colunista do site MarketWatch Mitchell Tuchman. O colunista cita um estudo do Washington Post, que afirma que, quando as mulheres investem, elas tendem a bater os homens de longe. A diferença, baseada em um estudo de sete anos, é de 2,3% em investidoras individuais e 4,6% quando elas trabalham juntas.
Justamente por controlarem melhor suas emoções e agirem menos por impulso, as mulheres tendem a ter bons resultados no longo prazo - enquanto muitos homens não resistem às tentações de operar pensando em ganhos elevados em pouco tempo, e muitas vezes perdem dinheiro. Mas os homens podem aprender a negociar com asmulheres? Tuchman sugere um quiz de perguntas que pode ajudar as pessoas a aprenderem mais com elas.
1 – Você acorda cedo. Antes do café, antes de cumprimentar sua família, você confere seu portfólio em seu smartphone. Imediatamente, você nota que duas posições se moveram significativamente nas horas após a negociação. Você começa a pensar como agir. Você liga seu computador e derruba uma xicara de café.
A – Você, provavelmente, é um homem.
B – Não, é uma mulher.
C – Pode ser qualquer um, isso é o senso comum do investimento.
O colunista afirma que a resposta é A, você provavelmente é um homem. Terry Odean, da Universidade da Califórnia, descobriu que homens negociam 45% mais vezes do que as mulheres. O trading excessivo é parte da razão pela qual os homens fizeram menos dinheiro ao longo do tempo, afirma o pesquisador.
2 – Uma grande empresa de tecnologia anunciou um novo dispositivo, que deve ser lançado nos próximos seis meses. Seu cunhado está envolvido no negócio e deu a dica de que esse dispositivo vai mudar o mundo. Você sabe um pouco de programação e essa ação parece estar subvalorizada até agora esse ano. O que fazer?
A – Mergulhar fundo nessa ação.
B – O que? Comprar uma única ação? Não vamos ser imprudentes.
C – Esperar pelas novidades para comprar depois.
O ideal para quem pensa no patrimônio a longo prazo, segundo Tuchman, é pensar bem e evitar imprudências (resposta B). As mulheres tendem a vencer no longo prazo sem escolher ações diretamente, mas sim entrando em fundos de investimento diversificados. Isso pode até parecer falta de conhecimento, mas outra maneira de olhar é considerando isso realismo: as mulheres compreendem que o seu pouco conhecimento pode ser algo extremamente perigoso, por isso elas recuam. Elas podem perder uma grande dica uma ou outra vez, mas costumam estar mais protegidas para grandes erros.
3 – Seu portfólio acumula uma alta de 27% no ano até agora. Como você reage a essa notícia?
A – Ligando para seus colegas para se gabar.
B – Arriscando alguns passos de moonwalk.
C – Conferindo seu portfólio para encontrar erros e vendendo os fundos com os maiores ganhos.
O colunista aponta que a resposta ideal é a C (e seria dada pela maioria das mulheres). É ótimo superar os mercados, mas pesquisas mostram que os homens preferem continuar na aplicação enquanto as mulheres preferem realizar os ganhos. Enquanto a maioria dos investidores reconhece as vantagens de vender as ganhadoras, eles raramente seguem isso. Eles sofrem com a noção errônea de que vender uma ganhadora é desistir, ao invés de realizar o caixa e rebalancear.
4 – Seu portfólio está caindo 27% no ano até agora. Como você reage a essa notícia?
A – Revendo suas colocações de capital e fazendo duras decisões de venda.
B – Examinando suas escolhas e achando razões do porque todas elas vão subir rapidamente.
C – Bebendo.
Quem escolheu A tem muito mais chances de ter bons resultados no longo prazo, segundo o colunista. As mulheres são menos inclinadas ao “viés de confirmação”, isso é, procurar evidências que comprovem seus acertos em decisões passadas, afirma Mitchell Tuchman.
5 – Você tem três telas de computador no seu escritório em casa, dois feeds com o mercado ao vivo, um pager com manchetes de ações passando e está inscrito em nove newsletters. Você é uma mesa virtual de negociação dentro de si mesmo, ao menos em termos de informações que chegam e opiniões e seu melhor amigo quer conversar sobre investimentos.
A – Você se fecha. O que ele realmente quer é saber sobre o que vai acontecer agora.
B – Você fala seu pensamento atual longamente, testando suas ideias.
C – Seu amigo é meio idiota, então você apenas ouve para fazer o contrário do que ele faz.
A melhor resposta, para o colunista, é a B. Homens, geralmente, evitam opiniões contrárias por medo de serem confrontados. As mulheres trabalham juntas na hora de investir e faz isso melhor do que os homens unidos, pelo que diz a pesquisa.
O colunista encerra afirmando que é claro que os homens podem investir muito bem, mas para investir eles precisam de mais método e menos emoção e isso é algo que todos precisam aprender.