Notícias

25/09/2017 - 06h19

Secretaria de Portos dá sinal verde para 2ª fase da Perimetral

Fonte: Diário do Litoral
 
Segunda etapa de obras da Avenida Perimetral está orçada em R$ 400 milhões; Prefeitura deve entregar projeto executivo dentro de 15 dias


 
A Secretaria Nacional de Portos destinará recursos para a segunda etapa de obras da Avenida Perimetral de Guarujá. A garantia do repasse financeiro foi dada pelo titular da pasta, Luiz Otávio Oliveira Campos, ao prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB), e ao deputado federal Marcelo Squassoni (PRB), em audiência realizada em Brasília, na tarde de quarta-feira (20). A segunda fase das obras está orçada em R$ 400 milhões. Prefeitura deve entregar projeto executivo dentro de 15 dias.
 
Solução aguardada há anos pela população para segregar de vez o trânsito portuário do trânsito urbano no Distrito de Vicente de Carvalho, a segunda fase da Avenida Perimetral de Guarujá eliminará definitivamente o conflito viário existente, criando pistas exclusivas para caminhões e outras para automóveis.
 
Para isso, o projeto executivo deverá conter duas rotatórias e duas pontes.
 
Esta será uma complementação da primeira fase da Avenida Perimetral, obra entregue em 2013 e custeada também com verba federal. Ela já eliminou o conflito viário que existia no cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Rua Idalino Pines (Rua do Adubo) e a linha férrea, aliviando bastante a vida dos motoristas e pedestres no local, mas que necessita de complementação.
 
Segundo Válter Suman, após a apresentação do projeto executivo à Secretaria Nacional de Portos, Prefeitura e Secretaria de Portos vão, juntos, discutir o cronograma de desembolso da obra e o convênio para tal. “Só com o cronograma em mãos será possível definir prazos de início e conclusão das obras”, avaliou o prefeito de Guarujá.
 
Para o deputado Marcelo Squassoni, a notícia foi melhor do que se esperava. “Todos sabemos das dificuldades econômicas do País, mas, agora, com o início dos sinais de melhora, é essencial colocar Guarujá no calendário de prioridades do Governo Federal”, destacou o deputado, que complementou: “O porto não pode virar as costas para a cidade. Com as obras da Avenida Perimetral, ganham a população guarujaense e também a economia. Quanto maior fluidez no tráfego, mais ágeis e baratas ficam as operações portuárias”, finalizou o parlamentar.
 
Agenda
 
Além da Secretaria de Portos, Squassoni e Suman cumpriram, na manhã e tarde de ontem, agendas nos Ministérios do Turismo e das Cidades. Com o secretário-executivo Alberto Alves, do Turismo, trataram de projetos como do o píer do Perequê, dos mirantes do Morro da Campina e do Morro das Galhetas, além da queima de fogos do réveillon, entre outros. Com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, trataram de obras como a pavimentação da Avenida Acaraú, drenagem do Rio Santo Amaro, além de construção de unidades habitacionais, cujos projetos serão revisados.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas