27/02/2015 - 09h43

SEP assina ordem de serviço para dragagem do Porto do RJ

Fonte: AssCom SEP

O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, assinou nesta terça-feira (24/02) a primeira Ordem de Serviço do primeiro contrato assinado no âmbito da segunda etapa do Plano Nacional de Dragagem (PND II). A obra de dragagem de acesso, de R$ 210 milhões, será realizada no Porto do Rio de Janeiro pelo consórcio formado pelas empresas Van Oord e Boskalis.

Licitada pelo Regime Diferenciado de Contratação-RDC-Contratação Integrada, a obra tem prazo de cinco meses para a conclusão dos projetos básico e executivo, e de nove meses para a conclusão das obras de dragagem e prazo contratual de 20 meses.

A chamada bacia de evolução, local em que os navios fazem as manobras, que atualmente opera com 400 metros de diâmetro, será ampliada em formato elíptico passando a medir 963 metros por 600 metros. A largura do canal de acesso passará dos atuais 120 metros para uma largura máxima de 264 metros. A obra permitirá que o Porto receba navios de 345 metros de comprimento, 48 metros de boca e 13,5 metros de calado, embarcações porta-contêineres e navios graneleiros.

“A alteração da geometria do canal de acesso é fundamental para a logística e a segurança das operações portuárias, facilitando a importação e exportação de mercadorias”, afirmou o ministro Edinho durante a solenidade de assinatura. Representaram o consórcio de empresas Tim Helbo, José Eduardo Figueiredo e Antônio Seabra, diretores da Van Oord, e Miguel Pires, da Boskalis.

INVESTIMENTOS

O PND-2 foi lançado em 2012 pela presidenta da República, Dilma Rousseff, como parte do Programa de Investimento em Logística – Portos (PIL-Portos) e prevê o aprofundamento - e posterior manutenção das profundidades atingidas - nos canais de acesso, nas bacias de evolução e nos berços (ponto de atracagem). São contratos de longo prazo, com possibilidade de contratação em blocos.

Estão previstos R$ 3,8 bilhões de investimentos em dragagem de manutenção, nos próximos dez anos, em diferentes portos do país. A Secretaria de Portos da Presidência da República é a gestora do PND e responsável pelos processos de licitação.