Notícias
30/05/2014 - 03h27
Sindicatos de estivadores decidiram adiar a paralisação
Fonte: Folha de S. Paulo

Representantes de sindicatos de estivadores de 36 portos do país decidiram em reunião nesta quarta-feira (dia 27) adiar a paralisação prevista para esta semana.

Representantes de sindicatos de estivadores de 36 portos do país decidiram em reunião nesta quarta-feira (dia 27) adiar a paralisação prevista para esta semana.
Nova rodada de negociação com governo e empresas do setor portuário deve ocorrer na semana que vem. É a terceira vez que a categoria, que reúne 42 mil estivadores no país, adiam uma greve no setor.
Um dos principais pontos da pauta de reivindicações é o pedido de aposentadoria especial para os trabalhadores. Segundo Wilton Ferreira Barreto, presidente da Federação Nacional dos Estivadores, "a aposentadoria especial estava garantida para a categoria, mas ainda não saiu do papel".
Ainda segundo os trabalhadores, governo e empresários do setor não cumprem a Convenção 137 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), e a Recomendação 145, medidas que estabelecem a necessidade de um estivador sempre que um navio estiver ancorado. "Mas o governo não obriga as empresas a aplicarem a Convenção 137, já ratificada pelo governo brasileiro", diz o sindicalista.
Ainda de acordo com a federação da categoria, governo quer mudanças nas chamadas zonas poligonais –áreas de abrangência do porto– para construir terminais fora da área do porto organizado. "Nesses terminais, as empresas não são obrigadas a requisitar trabalhadores avulsos", afirma Barreto.
A federação diz que os empresários não querem reconhecer também os estivadores como categoria diferenciada, mas reconhece o esforço do setor em buscar um acordo para evitar a greve da categoria.