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20/12/2022 - 10h13

SPA lança PIX para pagamento de Requisições de Materiais e Serviços

Fonte: SPA
 
Os clientes do Porto de Santos poderão, a partir de janeiro do próximo ano, realizar os pagamentos referentes às Requisições de Serviços e Materiais (RSM) e de credenciamento à Santos Port Authority (SPA) por meio de PIX. O objetivo é estender, futuramente, o uso dessa ferramenta para quitação de todos os débitos com a Companhia.
 
“Trata-se de mais um passo importante no processo de transformação digital que a SPA vem desenvolvendo com o propósito de agilizar as etapas que envolvem as operações portuárias no Porto de Santos”, destaca do diretor-presidente Fernando Biral.
 
Essa modalidade de pagamento instantâneo permitirá aos clientes quitar seus débitos de forma mais fácil e célere, agilizando a liberação de seus procedimentos no Porto. A partir do lançamento do Portal do Cliente e Fornecedor, em junho do ano passado, a redução do tempo para realização das etapas que envolvem a solicitação de serviços e materiais já chega a 78%. Já nos procedimentos para solicitação de credenciamento, que tiveram sua inserção no portal mais recentemente, a redução atinge 50%. Esse intervalo vem diminuindo a cada dia e a expectativa é que com o PIX a liberação do serviço leve somente alguns minutos.
 
A SPA recebe um volume expressivo de requisições de credenciamento, que chegam a 2 mil por mês, além de solicitações de serviços que envolvem abertura de portões, autorizações especiais de trânsito, cancelamento de descargas, consumo de bordo, certificados de estadia no porto, cruzeiros, fornecimento de água, movimentação de máquinas, presença de carga, retirada de taifa, entre outros.
 
O uso do PIX para pagamento desses débitos será muito simples. O sistema disponibilizará na tela do Portal do Cliente e Fornecedor, para sua escolha, um código que poderá ser copiado e colado e um QR Code, bastando o usuário abrir seu aplicativo do banco e apontar a câmera do celular para ele, permitindo o pagamento instantaneamente. Hoje, a quitação é feita somente por meio de TED, implicando em um tempo de espera para confirmação do pagamento e liberação do serviço solicitado.
 
A inserção das Requisições de Serviços e Materiais (RSM)  no Portal do Cliente e Fornecedor envolve etapas que incluem a provisão do serviço solicitado. É justamente aí que a área de Tecnologia da Informação da SPA está efetuando alterações, viabilizando o uso do PIX e tornando instantânea a confirmação do pagamento e o andamento do serviço, praticamente sem tempo de espera. O sistema atual ainda envolve interação do cliente com empregados da SPA para reconhecimento do pagamento, aumentando o tempo para liberação do serviço.
 
Portal do Cliente e Fornecedor
 
O Portal do Cliente e Fornecedor está entre as inovações digitais implementadas pela SPA, por meio do qual todos os serviços disponibilizados podem ser acessados, desde requisição de atendimentos no cais a questões financeiras, passando por saúde e segurança, dentre outros.
 
A praticidade e a celeridade fazem parte do processo de modernização dos serviços oferecidos pela SPA que, por meio de sua área de Tecnologia da Informação, tem desenvolvido sistemas automatizados, cada vez mais simples, que exigem menos providências por parte dos clientes e permitem maior interação com a comunidade portuária e com a sociedade.
 
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