Notícias

03/09/2021 - 09h21

Tarcísio autoriza nova linha ferroviária na região

Fonte: Estadão Conteúdo
 
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou ontem, em cerimônia no Palácio do Planalto, os requerimentos para dez novos projetos ferroviários, já com base nas regras da MP 1065/2021, editada no início da semana. O texto permite a construção de novas ferrovias por meio de autorização simplificada, sem necessidade de leilões de concessão.
 
O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, de ministros, parlamentares e outras autoridades.
 
Entre esses novos projetos, está um shortline (ferrovia secundária ou alimentadora) a ser implantada entre a Estação Perequê (Cubatão) e o Tiplam, terminal portuário da VLI na Área Continental de Santos, na região do Porto de Santos. A linha terá 8 quilômetros de extensão e custará R$ 100 milhões.
 
Ao todo, os pedidos de construção de novas ferrovias abrangem 3,3 mil quilômetros (km) de trilhos, com investimentos previstos em R$ 53 bilhões ao longo dos próximos anos. As novas ferrovias vão cortar cidades de nova estados: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo.
 
Com a entrega dos requerimentos, os projetos começam agora a ser avaliados pela equipe técnica do Ministério da Infraestrutura, responsável por emitir as autorizações.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas