22/05/2015 - 04h49

Tecon fará embarque recorde de soja por contêiner à Ásia

Fonte: Valor Econômico

O Terminal de Contêineres de Rio Grande (Tecon), no Rio Grande do Sul, irá embarcar 7,7 mil toneladas de soja no segundo trimestre. Isso representará 275 contêineres, o maior embarque da commodity  já realizado por este formato pelo terminal, operado pelo Grupo Wilson Sons.

Os embarques, com destino a Xangai, na China, começaram no final de abril e têm previsão de seguir até junho.

Segundo Thierry Rios, diretor comercial do Tecon Rio Grande, o embarque de 275 contêineres de soja é um marco na atração de cargas agrícolas pelo terminal neste ano. Em abril, 3 mil toneladas de trigo ração já haviam sido escoadas via contêiner para o Vietnã, comercializadas pela Tradeagro. O terminal também desenvolveu no início do ano um projeto piloto para exportação de farelo de soja. Hoje essa carga passou a ser embarcada regularmente para a Alemanha.

“A soja é tradicionalmente movimentada em navios graneleiros, de carga solta, porém a tendência de conteinerização do grão e seus derivados é cada vez maior, tendo em vista os gargalos logísticos e as vantagens para os donos da carga e clientes no exterior”, diz o executivo.

Segundo traders, o transporte de grãos via contêiner não tem condições de concorrer com os navios graneleiros por operarem volumes menores — contratar um navio inteiro para o envio de grãos em contêiner é economicamente inviável. Mas grupos menores defendem o modelo como forma de atender clientes com encomendas específicas (“taylor made”) ou necessidades pontuais.

“Não é um negócio para as grandes tradings, mas traz benefícios como facilidade na distribuição e um melhor aproveitamento dos grãos que não sofrem alterações por condições climáticas”, diz Eduardo Figueiredo, presidente da Tradeagro, que auto-define a sua empresa como uma trading “boutique”. “No contêiner o cliente sabe exatamente o que está comprando, pois a carga não é misturada [com soja de outra procedência] e os contêineres são lacrados”.

O embarque de grãos via contêiner movimentou no ano passado 36,7 mil toneladas no país, contra 2,3 mil toneladas em 2010. Apesar do crescimento, esse modelo de transporte continua um grão de areia se comparado aos milhões de toneladas exportadas por navio graneleiros. A soja foi o  carro-chefe dos embarques, representando em torno de 20 mil toneladas. Paranaguá, Santos e São Francisco do Sul foram as principais portas de saída do produto em contêiner.

Além dos “pequenos”, que dominam esse mercado, a multinacional americana ADM  também realiza embarques por contêineres no país há alguns anos, como uma alternativa logística. A empresa, no entanto, não quis comentar.