25/09/2018 - 02h19

Temer quer votar reforma da Previdência após eleições

Fonte: O Globo

Presidente acredita que não haverá mais preocupação com impacto eleitoral

O presidente Michel Temer afirmou que acredita que é possível votar a reforma da Previdência após as eleições. Em entrevista exibida nesta segunda-feira pela "Bloomberg", Temer disse considerar que os parlamentares não vão mais estar preocupados com possíveis impactos eleitorais dos seus votos. Temer está em Nova York, nos Estados Unidos, onde participará da abertura da 73ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

— Eu acho que sim. Após as eleições, os deputados e senadores não vão estar mais preocupados com os votos e vão poder voltar suas atenções às questões do país — disse.

A intenção do presidente também foi destacada em uma publicação em sua conta oficial no Twitter. "Quero anunciar que, passadas as eleições, buscarei fazer a reforma da Previdência. O déficit previdenciário é elevado demais. Não podemos legar, a nossos filhos e netos, um sistema de Previdência sob ameaça, nem um orçamento que seja quase todo tomado por gastos previdenciários", escreveu Temer.

O governo pretendia votar a reforma da Previdência no início do ano, mas não conseguiu apoio. A proposta foi oficialmente enterrada em fevereiro, quando Temer decretou a intervenção federal no Rio de Janeiro. A intervenção impede a aprovação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), como era o projeto da reforma.