Notícias

27/11/2020 - 08h53

Temporada de cruzeiros no Porto começa em janeiro e será apenas para brasileiros

Fonte: FalaSantos


 
A temporada de cruzeiros 2020/2021 vai começar em janeiro com somente duas embarações no Porto de Santos. Em julho, a previsão é que a temporada tivesse início em novembro, porém o avanço da pandemia alterou os planos das companhias marítimas.
 
A programação proposta pela Companhia prevê o MSC Seaview e o MSC Preziosa navegando na região apenas com hóspedes brasileiros a bordo, partindo de Santos e Rio de Janeiro.
 
A MSC Cruzeiros também confirmou a temporada 2021/2022 na América do Sul, que contará com quatro modernos navios com embarques no Brasil, além de um quinto navio no continente com embarques na Argentina.
 
Protocolos Sanitários
 
• Teste adicional de antígeno para COVID-19 a bordo para todos os hóspedes no meio do cruzeiro, além da testagem universal pré-embarque existente para todos os hóspedes; 
 
• A frequência dos testes de toda a tripulação durante o seu tempo a bordo aumentou de duas vezes por mês para semanalmente, que é adicional aos testes pré-embarque para toda a tripulação e outras medidas de monitoramento de saúde contínuas;
 
• Aumento da frequência da higienização a bordo, em particular de áreas públicas e pontos tocados com frequência;
 
• Estreitamento da definição de contato próximo para fins de rastreamento, reduzindo o tempo que os indivíduos ficam em contato de 15 minutos para 10 minutos.
 
O protocolo MSC Cruzeiros é baseado em nove pilares, muitos dos quais foram adotados por outras empresas de cruzeiros, a Cruise Lines Industry Association (CLIA) e companhias aéreas internacionais e aeroportos.
 
1. Teste para COVID-19 em todos os hóspedes pelo menos duas vezes por viagem;
 
2. Teste para COVID-19 em toda a tripulação pelo menos três vezes antes do embarque e semanalmente a bordo;
 
3. Apenas excursões em terra protegidas, como "bolhas sociais" organizadas;
 
4. Ventilação HVAC com ar fresco;
 
5. Resposta de contingência que não sobrecarrega a infraestrutura de saúde locais;
 
6. Espaço de isolamento a bordo e rastreamento, incluindo contatos próximos;
 
7. Uso de máscaras;
 
8. Distanciamento físico - auxiliado pela capacidade reduzida do navio;
 
9. Monitoramento contínuo da prevalência da COVID-19.
 
O protocolo da MSC Cruzeiros com suas medidas recentemente implementadas continua a ser gerenciado por uma força-tarefa multifuncional composta por especialistas internos nas áreas de serviços médicos, saúde pública e sanitização, serviços de hotelaria, aquecimento e ventilação, ar condicionado, sistemas de engenharia a bordo, tecnologia da informação e logística.
 
• Triagem universal de saúde dos hóspedes antes do embarque, que compreende três etapas abrangentes: verificação da temperatura, questionário de saúde e até dois testes para COVID-19 (de antígeno e PCR, se necessário) antes do embarque. Para os membros da tripulação, isso inclui: um primeiro teste no país de origem; um segundo teste ao chegar no porto; um terceiro e decisivo teste após um período de isolamento obrigatório antes de se juntar ao restante da tripulação.
 
• Medidas elevadas de higienização e limpeza, apoiadas pela introdução de novos métodos de limpeza com o uso de produtos desinfetantes de nível hospitalar.
 
• Distanciamento social possibilitado, entre outras medidas, pela redução da capacidade geral de hóspedes a bordo, permitindo mais espaço nas áreas públicas do navio (aproximadamente 10m² por pessoa, baseado na capacidade máxima de 70% permitida a bordo do MSC Grandiosa).
 
Instalações e serviços médicos aprimorados, com um número maior de profissionais altamente qualificados e treinados e equipamento necessário para testar, avaliar e tratar pacientes com suspeita de COVID-19, com a disponibilidade de tratamento gratuito, 24 horas por dia e sete dias por semana, no Centro Médico a bordo para qualquer hóspede com sintomas. Cabines dedicadas para isolamento também estão disponíveis para permitir o isolamento de qualquer caso suspeito e contatos próximos.
 
Monitoramento contínuo da saúde durante o cruzeiro. Os hóspedes e tripulantes têm sua temperatura verificada diariamente quando voltam de terra ou em estações dedicadas pelo navio para monitorar o estado de saúde de cada hóspede e membro da tripulação. Além disso, as medidas agora incluem testagem na metade do cruzeiro para os hóspedes e semanalmente para a tripulação durante sua estadia a bordo.
 
Visitas em terra protegidas: os hóspedes só desembarcam como parte das excursões organizadas da MSC Cruzeiros em uma “bolha social”, que mantém os mesmos altos padrões de medidas de saúde e segurança que eles experimentam a bordo. Isso garante, por exemplo, que os transfers  sejam devidamente higienizados e que haja espaço adequado. Os guias turísticos e os motoristas também passam por triagem de saúde, incluindo testes, e usam EPIs adequados.
 
Um plano de resposta de contingência que será ativado se um caso suspeito for identificado, em estreita cooperação com as autoridades nacionais de saúde. O caso suspeito e os contatos próximos seguirão medidas de isolamento e são desembarcados de acordo com as regulamentações locais e nacionais.
 
Costa Cruzeiros
 
Já a Costa Cruzeiros informa que suspendeu suas operações na próxima temporada de cruzeiros na região por causa do alto risco de transmissão do novo coronavírus, retomando as atividades em dezembro de 2021. 
 
"Com a suspensão, a companhia visa proteger a saúde e a segurança de seus hóspedes e tripulação em virtude do cenário delicado e incerto causado pela pandemia da Covid-19", diz um trecho do comunicado da empresa italiana.
 
Desta forma, todos os cruzeiros a bordo do Costa Fascinosa, Costa Luminosa e Costa Pacífica pela América do Sul, com embarques programados para novembro de 2020 a abril de 2021, estão cancelados.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas