15/03/2019 - 00h58

Trabalhadores de Cubatão são vítimas de fraude em vagas de emprego

Fonte: G1 Santos

A empresa ainda trouxe 140 trabalhadores do interior do estado, que chegaram à cidade e descobriram que não havia vagas. Busca por emprego virou caso de polícia.

A revolta tomou conta de dezenas de moradores de Cubatão (SP), que se reuniram na quarta-feira (13), em frente ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) do Município, em busca de informações sobre as vagas de emprego oferecidas pela empresa Quality Serviços. Após consulta ao CNPJ, representantes da Comissão de Desempregados descobriram que se tratava de fraude e acionaram a Polícia Militar.

"O CNPJ que a empresa informou não existe. Fomos até a delegacia e fizemos um Boletim de Ocorrência", afirmou Ronaldo Araujo Queiroz, coordenador da comissão. Segundo ele, a empresa também prometeu emprego a 140 moradores de Cosmópolis, no interior do estado, que chegaram a Cubatão na segunda-feira (11).

"A empresa mandou o pessoal descer. Eles se alojaram em um hotel e, quando os donos perceberam que era fraude, colocaram todo mundo na rua", diz. Com o apoio da Secretaria de Assistência Social do Município, foram distribuídos lanches aos trabalhadores e, em seguida, eles foram levados de volta às suas casas.

O ajudante Rafael Alves, de 37 anos, estava entre os trabalhadores que passaram na suposta entrevista. Ele disse que chegou a enviar cópias de seus documentos e que só faltava fazer o exame médico, mas, chegando ao local, foi surpreendido. "Estou desempregado há dois meses. Eu estava à espera da vaga. Todo mundo ficou revoltado", conta.

Um mecânico de 37 anos, que prefere não se identificar, disse que a empresa estava oferecendo salário de R$ 2.500, mais 30% de adicional de periculosidade, além de vale refeição, transporte e plano de saúde. Ele está desempregado há um ano e ficou desolado quando soube que não seria contratado. "Ficamos sem nenhum respaldo. Saiu listagem com nomes de quem passou na entrevista, chegamos a entregar os documentos. Não sei o que vão fazer com nossos documentos".

De acordo com o secretário de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Marcos Espírito Santo, a empresa Quality Serviços solicitou 130 vagas para Cubatão, sendo que haveria 20 funcionários vindos de Cosmópolis (SP). A empresa, porém, não teria cumprido esse acordo e trouxe 140 funcionários do interior.

Ainda segundo a municipalidade, na quarta-feira (13), a Secretaria Municipal entrou em contato com a viação São Bento, que cedeu transporte para levar os funcionários de volta às suas casas – sem gerar custos ao Município.

"Com relação aos trabalhadores de Cubatão, após a divulgação das vagas pelo PAT, a empresa Quality enviou as cópias dos documentos desses trabalhadores a uma empresa de Recursos Humanos de Praia Grande, porém não efetivou a contratação. Sendo assim, o Posto de Atendimento ao Trabalhador extinguiu esse processo de contratação", afirma, em nota.

Segundo Espírito Santo, a secretaria solicita o histórico de todas as empresas que realizam o pedido de mão de obra via PAT antes de divulgar as vagas pelo posto. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Cubatão e segue sob investigação.