Notícias

14/10/2016 - 11h57

Trabalhadores dos portos da Região Sudeste realizam encontro nesta sexta (14)

Fonte: FNP

 
Organizado pela Unidade Nacional Portuária, composta pela Federação Nacional dos Portuários (FNP), Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e a Federação Nacional dos Arrumadores, Consertadores e Conferentes (Fenccovib), o encontro faz parte da mobilização nacional dos trabalhadores dos portos de todo o Brasil em defesa de direitos e conquistas e por melhores condições de trabalho, não somente para eles, mas também para toda a classe trabalhadora. O encontro é amanhã em Vitória, no Hotel Quality Suítes.
 
Os trabalhadores estão discutindo a conjuntura política e econômica do país, às ameaças de retiradas de direitos do Governo Temer e traçando estratégias para o rumo de uma paralisação nacional das categorias dos portos que terá data definida pela Unidade Nacional Portuária assim que a pauta for aprovada pelos trabalhadores de todo o Brasil. Já foram realizados encontros nas regiões Sul e Nordeste, logo após a reunião de amanhã, será marcada a data para o encontro na Região Norte do país.
 
Veja a pauta dos trabalhadores 
 
Os trabalhadores exigem o cumprimento da Lei Portuária (12.815/2013) e da Convenção 137 da Organização Internacional do Trabalho, o fim de contratações irregulares e interveniência do governo para uma saída de negociação coletiva entre os as empresas operadoras dos Terminais de Uso Privado (TUPs) localizados fora da área dos Portos públicos e os trabalhadores. Eles também lutam pela recuperação da Previdência Complementar (Portus) e contra a terceirização ilegal da guarda portuária e privatização das Companhias Docas.
 
E em conjunto com toda a classe trabalhadora, os portuários dizem não às propostas do governo de Michel Temer de retirada de direitos dos trabalhadores em geral, inclusive a ideia da prevalência do negociado sobre o legislado e alterações da CLT. Os trabalhadores também são contra as mudanças na Previdência Social, limite de idade, de 65 a 70 anos, para aposentadoria e a privatizações das estatais brasileiras. E contra os ataques que vem sendo deflagrado, por alguns parlamentares e setores do governo aos movimentos sociais e às organizações sindicais.
 
Veja mais sobre os outros encontros: Encontro da Região Sul  / Encontro Região Nordeste
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas