Notícias

04/04/2013 - 03h31

Trabalhadores fazem acordo com empresa e encerram greve no Porto do Açu

Fonte: O Globo
 
 
Terminou no fim da tarde desta terça-feira a greve dos trabalhadores da empresa Acciona, a maior empreiteira do Porto do Açu, que está sendo construído pela LLX de Eike Batista, no do Rio de Janeiro. Os trabalhadores pararam as atividades na terça-feira alegando atraso de salários e pagamento de horas extras. Em reunião na Subdelegacia Regional do Trabalho em Campos, diretores da empresa e o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil elaboraram uma ata de compromisso que colocou fim ao movimento.
 
Pela ata, a Acciona tem 24 horas para resolver as pendências relativas a atraso de salários, e as demais reivindicações como plano de saúde extensivo aos familiares dos trabalhadores serão atendidos em um plano de 15 dias. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, José Eulário, disse que a negociação foi “satisfatória”.
 
O subdelegado Regional do Trabalho, José Roberto Pessanha, foi ao Porto do Açu para ler a ata para os trabalhadores que estavam parados.
 
O diretor de operações da Acciona, Olivier Richard, disse que a empresa teve que contratar trabalhadores “em massa” para desenvolver o projeto, o que gerou muitos problemas.
 
— Vamos atender as reivindicações previstas na ata e assumimos o compromisso de não descontar dos salários as horas paradas. Não é do perfil da Acciona nenhum tipo de retaliação aos seus colaboradores, então está descartada qualquer demissão motivada pela greve. Nosso compromisso é evitar que todos esses fatos se repitam e vamos criar uma Comissão de Fábrica para que os trabalhadores tenham um canal direto com a empresa no Porto do Açu — disse Olivier Richard.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas