Notícias
27/01/2022 - 01h29
Trabalhadores portuários anunciam greve para a próxima sexta (28)
Fonte: ES Hoje
Devido ao anúncio de privatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), o Síndicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES) prevê uma greve geral para a próxima sexta-feira (28), data em que é comemorado o Dia do Trabalhador Portuário.
No ato, que deve acontecer das 7h às 19h, os trabalhadores vão reivindicar, principalmente, a garantia de empregos na classe, além de um melhor plano de carreira.
Uma das críticas levantadas pelos portuários é ao período de 12 meses de estabilidade, em que seria vedada a demissão sem justa causa, tempo esse considerado insuficiente.
‘Os portuários não sabem para onde vão, o que vão fazer, como vão reprogramar suas vidas, principalmente os concursados, que projetaram seus ideais em cima da concretização da estabilidade pública’, afirmou o presidente do sindicato, Marildo Capanema.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), publicou, no último dia 21, o edital que anuncia o leilão da Codesa. O texto data 25 de março o leilão do processo de desestatização da empresa, que administra os portos de Vitória e Barra do Riacho.
O vencedor deverá assumir as funções administrativas dos portos, além da exploração indireta por um prazo de 35 anos, prorrogável por mais cinco.






Área Restrita