Notícias
26/07/2013 - 03h41
Trabalhadores portuários do Ceará criarão intersindical
Fonte: CGTB / CE

Com o objetivo de fortalecer os trabalhadores portuários do Ceará, o Sindicato dos Estivadores, juntamente com o Sindicato dos Portuários, Sindicato dos Conferentes, Sindicato dos Arrumadores e Sindicato dos Vigias Portuários, criarão uma intersindical para forjar uma pauta comum de negociação com reivindicações de todas as categorias e ter mais força na mesa de negociação com os patrões.
O presidente da CGTB-CE João Batista Fernandes esteve reunido com Paulo Renato, presidente Sindicato dos Estivadores, articulando a criação da intersindical e debatendo projetos sociais onde serão beneficiadas as esposas dos trabalhadores portuários. No Ceará, dos cinco sindicatos de trabalhadores portuários, três são filiados a CGTB: Sindicato dos Estivadores, Sindicato dos Portuários e Sindicato dos Vigias Portuários.
Sendo uma das categorias mais antigas do Brasil e do mundo, os trabalhadores portuários e seus sindicatos foram protagonistas de importantes eventos sindicais e políticos da nação. Responsáveis por efetivar importações, exportações, navegação de cabotagem e suporte aos navios de passageiros, os trabalhadores portuários representam um elo fundamental para o deslocamento de mercadorias e pessoas, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento do país. A geração de divisas das exportações de produtos, que em quase sua totalidade, é feita pelos portos brasileiros e um importante fator de geração de renda, receita e desenvolvimento do Brasil.