Notícias

21/02/2014 - 03h01

Trabalhadores portuários paralisam atividades em São Francisco do Sul

Fonte: G1 / SC
 
 
Profissionais que atuam nas áreas operacionais do Porto de São Francisco do Sul , no Litoral Norte catarinense, cruzaram os braços e entraram em greve por tempo indeterminado. Cerca de 600 trabalhadores portuários estão parados nesta quinta-feira (20), conforme o Sindicato dos Estivadores e dos Trabalhadores em Estiva de Minério de São Francisco do Sul.
 
A paralisação começou por volta das 10h desta quarta-feira (19), em protesto a um edital de seleção de 115 novos trabalhadores. Segundo os grevistas, o documento foi elaborado sem obedecer acordos firmados entre os sindicatos e outros órgãos que representam a categoria.
 
Sidnei de Mira, secretário do sindicato, explica que foram abertas vagas para conferentes, arrumadores e estivadores. O ponto questionado é a não especificação do número de novos postos que devem ser ocupados em cada categoria.
 
“Queremos o cancelamento do edital do processo seletivo, feito de forma equivocada, fazendo um novo modelo com as regras estabelecidas pelos sindicatos”, comenta o representante dos grevistas. O sindicalista ressalta que é necessário esclarecer quantas vagas há para cada cargo, entre outras questões que, para a categoria, precisam ser melhor especificadas.
 
Conforme os líderes do movimento, 100% dos trabalhadores da área operacional estão parados. Eles estão concentrados em frente ao Terminal Portuário Santa Catarina (Tesc) e afirmam que não há previsão de retorno dos trabalhos. A paralisação foi informada em ofício, 48 horas antes do início da greve, segundo o sindicato.
 
Até as 13h32, o G1 não havia conseguido contato com representantes do Órgão de Gestão de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto de São Francisco do Sul, responsável pela contratação dos trabalhadores em greve.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas