20/06/2018 - 10h17

Trabalhadores realizam paralisação em refinaria e terminal da Alemoa, em SP

Fonte: G1 Santos

Eles reclamam da falta de pagamento dos salários.

Os trabalhadores próprios e terceirizados da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP) e do Terminal da Alemoa, em Santos, no litoral de São Paulo, realizaram paralisação dos trabalhos na manhã desta terça-feira (19), entre às 7h e 10h. Eles são contra a falta de pagamento aos trabalhadores de uma empresa contratada pela Petrobras.

Segundo informações do coordenador geral do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) e secretário geral da Federação Nacional dos Petroleiros, Adaedson Costa, os trabalhadores também são contra um projeto de lei que entrega 15 bilhões de barris de petróleo para as empresas estrangeiras, assim como toda a tecnologia que a Petrobras detém na exploração de águas profundas.

Dois mil trabalhadores se reuniram em frente às portarias 1 e 10 da RPBC e também no Terminal da Alemoa. Cerca de 350 profissionais, chamados para realizar a manutenção de três unidades de processamento da refinaria, ainda não receberam seus salários, apesar das unidades já estarem em plena operação. Segundo os trabalhadores, foram pelo menos 40 dias de trabalho.

Segundo apurado pelo G1, os trabalhadores entendem que a Petrobras é responsável por fazer o gerencimento dos contratos e evitar que os profissionais sofram com falta de pagamento. Em nota, a Petrobras esclarece que, no desenvolvimento de suas atividades, realiza a contratação de prestação de serviços e que a seleção de profissionais, assim como a definição de número de efetivo necessário e salários, é de responsabilidade das empresas contratadas. A Petrobras reitera que todos os seus contratos de serviço estão em conformidade com a legislação vigente. As operações na refinaria transcorrem normalmente, sem impacto na produção e no abastecimento.