06/12/2022 - 05h13

Transformação digital no Porto de Santos gera milhões em economia nos últimos quatro anos

Fonte: BE News

Somente com implantação de armazenamento de dados em nuvem, estatal economizou R$ 1,8 mi por ano

A utilização de novos sistemas tecnológicos no Porto de Santos (SP) pela Santos Port Authority (SPA), a Autoridade Portuária que administra o complexo, gerou uma economia de milhões de reais nos últimos quatro anos. Somente com a implementação de armazenamento de dados em nuvem, a estatal economizou R$ 1,8 mi por ano, uma redução de 50% nos gastos com este tipo de serviço.

As informações foram repassadas por Fernando Biral, presidente do órgão, durante sua apresentação no Portugal Export, primeiro fórum internacional do grupo Brasil Export, que aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro no país lusitano. Biral detalhou a transformação digital que a gestão atual vem implementando no complexo portuário santista, as vantagens já verificadas e os projetos vindouros.

“Conseguimos reduzir em 54%nossoparquede impressoras e deixamos de receber 27 mil documentos impressos por ano com a concretização do protocolo digital”, contou o presidente da SPA. Antes, as solicitações eram entregues de forma presencial e o trâmite para análise de cada uma exigia digitalização, avaliação, ou seja, um processo mais burocrático e vagaroso.

Para que essas mudanças acontecessem, Biral ressaltou a importância de focar em uma gestão técnica, contando com uma equipe especializada e integrada, evitando a rotatividade excessiva, principalmente no setor de Tecnologia da Informação (TI), que foi reformulado e passou a ser avaliado por novos indicadores, avaliações de desempenho mais frequentes e pesquisas de satisfação. “A transformação digital da autoridade portuária foi pensada para simplificar procedimentos, ampliar a transparência ao cliente e as possibilidades de agendamentos de serviços e pagamentos online. Desenvolvemos também um novo site e criamos uma plataforma EAD para treinamento dos funcionários”, elencou Fernando.

O executivo destacou ainda a criação de um centro de inovação que fomenta parcerias com startups e tem como objetivo testar e aplicar novas soluções.

Entre elas, Biral citou acordos fechados com as startups Navalport e Logshare, do sistema Cubo Itaú.

As soluções em andamento contemplam a otimização do processo de programação e gestão dos berços de atracação e melhorias no processo de compartilhamento de carga.

Para isso, a companhia disponibiliza dados e informações às startups, enquanto as empresas estudam e implementam suas soluções, que podem ser replicadas em outras operações portuárias no mundo.

A Navalport ficou responsável pela integração dos sistemas operacionais dos terminais portuários ao sistema de agenda mento para caminhões da SPA (Sealog) e ao Automatic Identification System(AIS), coma implementação da ferramenta Port Insight, um sistema inédito, concebido para melhorara gestão de berços de atracação, filas de navios e planejamento das operações aquaviárias. A ferramenta tem permitido otimizar o processo de programação e gestão dos berços de atracação hoje existente no Porto de Santos.

Já a Logshare trabalha na criação de uma plataforma para carga combinada a partir da integração com o Sealog. A expectava é que a solução otimize a contratação dos veículos que têm como destino o Porto de Santos, para que possam retornar aos seus pontos de origem com cargas, o chamado backhaul, gerando ganhos e redução de custos para caminhoneiros, transportadoras, embarcadores e setor portuário.