Notícias
11/10/2013 - 08h31
Usina de Itatinga, que abastece o Porto de Santos, completa 103 anos
Fonte: G1 / Santos
A Usina Hidrelétrica de Itatinga, que abastece o Porto de Santos, no litoral de São Paulo, completa 103 anos com uma reunião de ex-moradores do bairro que abrigava os funcionários da instalação.
Todos moravam em uma vila de 70 casas construídas em estilo inglês, em Bertioga, também no litoral paulista. Ela foi planejada para ser a residência dos funcionários da Usina Hidrelétrica da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), responsável pelo abastecimento de energia do porto santista.
O aposentado Lorival Martins conta que voltou para a usina por causa de uma mulher, que hoje é sua esposa. “Quando me arrumaram um lugar na Codesp e falaram que só tinha a região de Itatinga, eu aceitei na hora, porque tinha uma namorada lá, e essa namorada é hoje minha esposa, com 46 anos de casado”, relata.
Antonio Marcelino era poeta em Itatinga. Ele passou uma noite montando a réplica de um rebocador e criando uma poesia especialmente para o encontro. “Eu tive a felicidade de viver nesse paraíso. Lá havia fruta no pomar, pássaros em volta da casa e animais que iam beber água à noite”, explica.
A saudade também toca no coração dos ex-jogadores do Itatinga Altético Clube, ainda mais quando os olhos encontram o passado nas fotos. “O nosso time era tão bom que achavam que era o Santos jogando. Tanto que o nosso distintivo era parecido, então o pessoal confundia”, diz o aposentado Adilson de Oliveira.
Toda essa história não vai ficar perdida, a usina está passando por uma modernização tecnológica, mas o passado será preservado. Ana Luisa de Castilho, consultora da Codesp, fala como será a homenagem. "Pretendemos montar um acervo no futuro, provavelmente essas imagens serão utilizadas, interpretadas e conhecidas pelos grupos que irão visitar Itatinga”, finaliza.