Notícias
09/01/2014 - 03h47
Vale suspende ‘força maior’ e retoma embarques no Porto de Vitória
Fonte: Correio do Brasil

A mineradora Vale suspendeu, nesta segunda-feira, a declaração de ‘força maior’ que havia decretado em 27 de dezembro, devido às fortes chuvas no Estado do Espírito Santo, que criaram dificuldades para os embarques do Sistema Sudeste da empresa. Em nota divulgada em 27 de dezembro, a empresa afirmou que houve inundações e deslizamentos de terra, paralisando trechos do sistema como a ferrovia Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), além do porto de Tubarão (ES).
Nesta segunda-feira, em nota, a Vale disse que conseguiu reduzir o impacto da suspensão dos embarques, previsto inicialmente para uma redução entre 3 e 4 milhões de toneladas de minério de ferro, para 2,5 milhões de toneladas. Segundo a companhia, 1,3 milhão de toneladas serão recuperadas no primeiro trimestre de 2014. A primeira estimativa era que até dois milhões de toneladas pudessem ser recuperadas nesse período.
Em nota divulgada na sexta-feira da semana passada, a maior produtora global de minério de ferro afirmou que as chuvas causaram inundações e deslizamentos de terra, paralisando total ou parcialmente alguns trechos do Sistema Sudeste. As inundações afetam o transporte pela ferrovia Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), além das operações no porto de Tubarão (ES).
Com tal situação, a empresa estimava que o impacto sobre os embarques seja de 3 milhões a 4 milhões de toneladas em 2013, das quais das quais até 2 milhões de toneladas podem ser potencialmente recuperadas no primeiro trimestre de 2014. O volume afetado em 2013 representa cerca de 1% do total que a mineradora produziu em 12 meses até 30 de setembro deste ano.
“A Vale está trabalhando para retomar com segurança as suas operações nos próximos dias e minimizar os impactos das chuvas. Divulgaremos mais informações sobre a evolução da FM até que a situação seja normalizada”, afirmou.
Força maior é um termo jurídico que refere-se a eventos catastróficos imprevistos que livram a empresa de obrigações contratuais devido ao impedimento de honrar o seu contrato.