17/09/2014 - 07h41

Wilson Sons vai operar porto seco em Suape

Fonte: Valor Econômico

A Wilson Sons Logística recebeu autorização da Receita Federal para começar a operar um novo porto seco, situado no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco. O início das operações será possível depois que a Receita Federal aprovou o alfandegamento do porto seco, chamado de Estação Aduaneira de Interior (EADI) Suape. As EADIs são armazéns alfandegados para atender empresas que atuam no comércio exterior. As áreas alfandegadas têm regimes que permitem facilidades aos importadores. A EADI funciona como entreposto aduaneiro. O importador pode nacionalizar a mercadoria à medida que precisa.

"Esse alfandegamento [da Receita Federal] é importante para atender uma demanda reprimida pois ficamos muito tempo sem novos alfandegamentos [de portos secos] no Brasil", disse Thomas Rittscher III, diretor-executivo da Wilson Sons Logística. A empresa quer operar a EADI de forma integrada com o Centro Logístico Suape, de sua propriedade, que fica em área vizinha. Esse complexo vai integrar operações de comércio exterior e de logística doméstica em uma das regiões que mais crescem no Brasil, disse Rittscher.

A empresa tem operação semelhante em São Paulo, onde tem outra EADI, em Santo André, e um centro logístico em Itapevi (SP). Em Suape, a companhia já tinha um centro logístico para distribuição de produtos no Nordeste. Esse terminal foi arrendado pela Wilson Sons por 25 anos de uma terceira empresa que investiu nas obras civis. No ano passado, a Wilson Sons decidiu utilizar esse centro logístico para disputar a licitação aberta pela Secretaria da Receita Federal para implantar uma EADI na região de Suape. Ao ganhar a concorrência, a Wilson Sons passou a fazer adequações em parte do terminal para permitir o alfandegamento das instalações.

Rittscher disse que a empresa fechou contrato com a Ceras Johnson, que vai usar o Centro Logístico Suape. Esse contrato segue tendência segundo a qual empresas passam a usar centros de distribuição regionais para atender mercados como o do Nordeste. No total, a Wilson Sons vai investir R$ 11 milhões na instalação da EADI, incluindo equipamentos, dos quais 70% já foram desembolsados. O terminal está situado na vizinhança do porto de Suape e a cerca de 40 quilômetros do Recife. O novo porto seco tem capacidade de movimentar 29 mil TEUs (contêiner de 20 pés) por ano.